Olhar Jurídico

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Eleitoral

publicado no diário

Bolsonaro escolhe Abel Sguarezi para o cargo de juiz substituto do TRE-MT

Foto: Rogério Florentino

Bolsonaro escolhe Abel Sguarezi para o cargo de juiz substituto do TRE-MT
O presidente Jair Bolsonaro escolheu o advogado Abel Sguarezi para compor o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, no cargo de juiz substituto, na vaga decorrente do término do primeiro mandato de Armando Biancardini Cândia. Informação foi publicada nesta terça-feira (25).

Leia também 
Em ano de eleição, TRE ainda aguarda decisão sobre escolha de dois membros titulares e um substituto

 
Abel disputava com o próprio Armando Biancardini Candia e Estáquio Inácio de Noronha Neto. A lista foi definida pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso em agosto de 2021.
 
A Corte do Tribunal Regional Eleitoral é composta de sete magistrados: dois desembargadores; dois Juízes de direito; um Juiz Federal; dois advogados, nomeados pelo Presidente da República, escolhidos dentre 6 advogados de notável saber jurídico e idoneidade moral, indicados pelo TJMT.
 
Cada juiz-membro é eleito para um biênio, sendo proibida a recondução após dois biênios consecutivos e para cada juiz-membro efetivo, é eleito um substituto escolhido pelo mesmo processo.
 
Listas
 
Duas listas ainda aguardam escolha do presidente. Uma das vagas de juiz-membro titular estava sendo disputada por Welder Queiroz, Huendel Rolim e Sebastião Monteiro. A lista foi formada pelo TJMT em junho. Sebastião Monteiro, porém, pediu desistência.
 
Segunda vaga de juiz-membro do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso sairá da lista tríplice composta por Samuel Franco Dalia Neto, Jackson Francisco Coleta Coutinho e Marden Elvis Fernandes Tortorelli. Os nomes, escolhidos em novembro.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet