Olhar Jurídico

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Constitucional

ministro do Supremo

Mendes apresenta novo pedido de vista e adia conclusão de julgamento que discute eleição da Mesa e pode reconduzir Botelho

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Mendes apresenta novo pedido de vista e adia conclusão de julgamento que discute eleição da Mesa e pode reconduzir Botelho
O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), apresentou novo pedido de vista nesta terça-feira (21) e suspendeu temporariamente julgamento sobre eleições na Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). Está em jogo, indiretamente, o restabelecimento de Botelho como presidente da Casa de Leis.

Leia também 
Lewandowski acompanha Gilmar Mendes em voto para restabelecer Botelho na presidência da ALMT


Os votos já proferidos, de Alexandre de Moraes, Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski, defendem a tese de que a permissão de apenas uma recondução deve ser aplicada em eleições da ALMT.
 
Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski, porém, divergem no sentido de que a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa (ALMT) presidida por Eduardo Botelho (DEM), escolhida em 2020, precisa ser restabelecida.
 
Os votos de Mendes e Lewandowski divergem do relator, Alexandre de Moraes. O responsável pelo caso havia votado confirmando liminar que determinou a realização imediata de nova eleição na ALMT. Ação foi ajuizada pela Rede Sustentabilidade.
 
O partido narrou que ocorreram sucessivas reconduções para a Presidência entre 2009 e 2014. Além disso, o deputado estadual Botelho foi eleito e empossado para o exercício do terceiro mandato consecutivo, após ter cumprido mandato nos biênios 2017-2018 e 2019-2020.

Na decisão cautelar, que está sendo reexaminada no mérito, o ministro fixou interpretação conforme a Constituição Federal ao artigo 24, parágrafo 3º, da Constituição de Mato Grosso para possibilitar apenas uma recondução sucessiva aos mesmos cargos da Mesa Diretora e determinou, ainda, a suspensão da eficácia da eleição realizada em 2020.

Após a decisão monocrática, a Casa de Leis em Mato Grosso realizou nova eleição, substituindo Botelho por Max Russi.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet