Olhar Jurídico

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Constitucional

ALMT

STF anula norma que fixava subsídios de deputados estaduais em 75% do valor recebido por federais

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

STF anula norma que fixava subsídios de deputados estaduais em 75% do valor recebido por federais
O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) julgou inconstitucional norma de Mato Grosso que fixava os subsídios de deputados estaduais em 75% do valor recebido pelos deputados federais. A relatora da ação, ministra Rosa Weber, foi seguida de forma unânime em sessão virtual encerrada no dia 28 de maio.

Leia também
OAB pede que parlamento apure quebra de decoro durante postagem homofóbica

 
Ação foi proposta pelo procurador-geral da República, Augusto Aras.  Ele sustentou que o artigo 37 da Constituição Federal proíbe o atrelamento remuneratório, para evitar que a alteração de uma carreira repercuta automaticamente em outra.
 
Aras argumentou ainda que, segundo o entendimento do STF, a vinculação ou a equiparação dos subsídios de agentes políticos de entes federados distintos ofende o princípio da autonomia dos estados.
 
As normas questionadas foram os Decretos Legislativos 54/2019, 40/2014, 13/2006 e 1/2003, da Assembleia Legislativa, e a Lei estadual 9.485/2010.
 
O procurador-geral apontou ainda que, de acordo com a Constituição Federal, o subsídio dos deputados estaduais deve ser fixado por lei de iniciativa da Assembleia Legislativa e, portanto, os decretos legislativos seriam inconstitucionais.
 
A relatora considerou que, “a vinculação entre os subsídios de parlamentares estaduais e federais, além de instituir modalidade de reajustamento automático incompatível com o princípio da reserva de lei em matéria de remuneração dos Deputados estaduais (CF, art. 27, § 2º), vulnera o princípio federativo e configura violação à cláusula constitucional que veda a equiparação entre espécies remuneratórias”, sendo seguida pelos ministros.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet