Olhar Jurídico

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Civil

pandemia

Ministério Público ingressa com ação para impedir festas de fim de ano em Cuiabá e VG

Foto: Pixabay

Ministério Público ingressa com ação para impedir festas de fim de ano em Cuiabá e VG
O Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT), em regime de plantão, ingressou com ação civil pública com pedido liminar para que o Poder Judiciário proíba o Estado e os municípios de Cuiabá e Várzea Grande de autorizarem a realização de eventos públicos e particulares com aglomeração de pessoas. Além disto, pediu para que eventuais licenças já emitidas para as festas de final de ano sejam suspensas.

Leia mais:
Estado registra 11 mortes por Covid-19 e 748 novos casos nas últimas 24 horas

A proibição, conforme pedido efetuado pelo Ministério Público, deverá ser mantida até que a situação epidemiológica de contaminação e de ocupação de leitos seja avaliada pelo Poder Judiciário. Ou, alternativamente, até que os dois municípios demonstrem que obtém recursos científicos e humanos em quantidade adequada para realizar fiscalização sanitária eficaz, tempestiva e contemporânea à realização dos eventos.

Na ação, o MPMT ressalta que a ocupação de leitos Covid-19 aumentou  significativamente  nos  últimos  dias  em razão do abrandamento das medidas de isolamento. “Não obstante os dados do Boletim Epidemiológico indicarem uma taxa de ocupação de leitos UTI Covid de, em média de 45%  na   Capital,  é   de   se   destacar  que  existe um   número   grande   casos  suspeitos  de pacientes   internados  na   região”.

Ressalta, também, que os ciclos epidemiológicos da pandemia  são calculados em prazos de 14 dias, e que a aglomeração do natal e ano novo vão  fazer os níveis de casos subirem de forma exponencial na primeira quinzena de janeiro superlotando a capacidade das unidades de saúde e leitos de enfermaria e de UTIs.

“Neste   cenário   de   absoluta   falta   de   bom   senso   da   população   da   baixada Cuiabana que frequenta os estabelecimentos festivos, de grave falha de organização das casas promotoras de eventos e da falha na fiscalização sanitária pelo Município de Cuiabá  - dificuldade igualmente enfrentada pelo Município de Várzea Grande – é de se impor aos gestores que adotem medidas mais cautelosas, inclusive proibitivas de tais eventos, ainda que as taxas de ocupação e leitos, no momento, estejam otimistas”, concluiu o promotor de Justiça Plantonista Roberto Aparecido Turin.

Crescimento

Dados divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) e atualizados até esta segunda-feira (28), mostram que o número de atendimentos no Centro de Triagem da Covid-19, instalado na Arena Pantanal, em Cuiabá, cresceu 39% no último mês. Ao todo, quase seis mil pessoas testaram positivo ou estavam com suspeita no mesmo período.

Do dia 28 de novembro ao dia 28 de dezembro, o Centro de Triagem teve uma média de 741 atendimentos por dia. Neste período, foram 13.330 pessoas que passaram pela Arena Pantanal, sendo que 1.997 testaram positivo e 3.963 casos são considerados suspeitos.
 
Quando comparado com o período anterior (28 de outubro a 28 de novembro), os dados mostram que houve aumento na procura pela Centro de Triagem. A média naquele intervalo de dias era de 533 atendimentos por dia, um valor 39% menor. Foram 12.788 pessoas atendidas, sendo 1.843 que testaram positivo e 3.573 suspeitas de terem contraído Covid-19.

Números do Estado

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde desta segunda-feira (28), 177.293 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 4.468 óbitos em decorrência da doença no Estado. Nas últimas 24 horas foram 11 mortes confirmadas.

Entre casos confirmados, suspeitos e descartados para a Covid-19, há 195 internações em UTIs públicas e 194 em enfermarias públicas. Isto é, a taxa de ocupação está em 48,39% para UTIs adulto e em 22% para enfermarias adulto.
 
Dentre os dez municípios com maior número de casos de Covid-19 estão: Cuiabá (40.040), Rondonópolis (12.830), Várzea Grande (12.418), Sinop (9.721), Sorriso (7.825), Tangará da Serra (7.404), Lucas do Rio Verde (7.401), Primavera do Leste (5.688), Cáceres (3.869) e Nova Mutum (3.680).

 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet