Olhar Jurídico

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Geral

INSPEÇÃO SURPRESA

Sesp remove servidores do sistema prisional após Defensoria detectar indícios de tortura

Foto: Reprodução

Sesp remove servidores do sistema prisional após Defensoria detectar indícios de tortura
A direção da penitenciária Osvaldo Florentino Leite Ferreira, no município de Sinop (a 480 km de Cuiabá), e agentes prisionais  foram removidos de suas funções após inspeção surpresa feita no local por integrantes do Grupo de Atuação Estratégica do Sistema Prisional (Gaedic) da Defensoria Pública de Mato Grosso. A medida foi tomada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) afastou 12 pessoas diante dos fortes indícios de tortura e maus tratos aos presos da unidade.

Leia mais:
Colisão traseira é o tipo de ocorrência mais frequente na BR-163/MT

A vistoria surpresa foi feita em conjunto com integrantes do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ), e organizada após a Pastoral Carcerária repassar informações sobre a existência do crime no local. No presídio estão detidos cerca de 900 presos atualmente.

Após a conclusão das vistorias os defensores que integram o Gaedic expressaram preocupação com a situação encontrada e formularão um relatório para registrar com fotos, declarações, relatos e análises jurídicas o que viram e ouviram dentro da unidade.

O documento será concluído nos próximos dias e assim que estiver pronto, providências cabíveis serão tomadas. A remoção foi determinada pela Sesp na quarta-feira (16), em decisão administrativa. Nenhum dos defensores que participou do trabalho é de Sinop.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet