Olhar Jurídico

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Geral

​COMISSÃO DO AGRONEGÓCIO

ABA Cuiabá realiza live em parceria com Aprosoja no lançamento de estradeiro do Movimento Pró-logistica

Foto: Reprodução

ABA Cuiabá realiza live em parceria com Aprosoja no lançamento de estradeiro do Movimento Pró-logistica
A Comissão do Agronegócio da ABA Cuiabá, presidida pela advogada Paula Boaventura, realizou no dia 1º de dezembro uma live em parceria com a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) com o tema “ A Importância da Logística para o setor produtivo e para a sociedade”. Na ocasião foram apresentados os dados econômicos e produtivos do Agronegócio no Estado de Mato Grosso pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA), bem como a questão da logística no setor produtivo, tanto no que tange as estradas, ferrovias e hidrovias.
 
Leia mais:
MPE quer conceder auxílio-saúde de R$ 1,5 mil a promotores e procuradores
 
A live foi transmitida ao vivo pelo canal do YouTube ABA Cuiabá e YouTube da Aprosoja, e está disponível pelo link.
 
Estiveram presentes no evento para debater a diretora da ABA Cuiabá, advogada Ana Lúcia Ricarte, o presidente da Aprosoja, Antônio Galvan, o diretor executivo do Movimento Pró Logistica, Edson Vaz, e o superintendente do IMEA, Daniel Latorraca.
 
O primeiro palestrante do evento foi o presidente da Aprosoja, Antônio Galvan, que fez uma retrospectiva das ações da Associação no que tange à logística para o setor produtivo, ressaltando a importância de Mato Grosso no cenário nacional e mundial, explicando como é recolhido o FETHAB e como o meio produtivo entende a aplicação deste recurso na melhoria da Logística e do desenvolvimento do Estado.
 
“Atingimos nosso objetivo com a live foi a apresentação dos modais de logísticas, com a importância da aplicação do Fethab, pois é preciso integrar campo e cidade. O produtor rural e quem produz alimento, gera emprego e fomenta a economia estadual”, disse Galvan.
 
Já o superintende do IMEA, Daniel Latoraca, apresentou dados importantes para o Agronegócio de Mato Grosso no cenário mundial.
 
“A minha missão foi de demonstrar os dados econômicos e produtivos do Agronegócio no Estado de Mato Grosso, tendo em vista que vivemos em um momento Global muito interessante, pois a economia global e os mercados internacionais estão  demando cada vez mais alimentos e o Mato Grosso tem muito potencial para entregar estes produtos, e continuar a entregar no ritmo necessário, pois a ONU estima que a população mundial até 2050 será de 9 bilhões e precisará de mais alimentos, energia e fibras, e Mato Grosso tem potencial para entregar cada vez mais. Eventos como o de ontem promovido pela ABA, são importantes para troca de informações, debate de ideias e em especial para discutir as soluções para o nosso Agronegócio competitivo sob todos os aspectos, acredito que Comissão do Agronegócio criada pela ABA é importante para contribuir nesta discussão”, disse.
 
O palestrante Edeon Vaz, diretor executivo do Movimento Pró logística, fez uma fala recapitulando a história do movimento Pró logística, e a evolução deste movimento.
 
“A Logística para o setor produtivo de Mato Grosso é um dos principais instrumentos para viabilidade da produção agrícola do Estado, a produção agrícola ela se baseia na Soja e no Milho que são produtos de baixo valor agregado, isso faz que nós tenhamos que buscar alternativas de modais de transportes com menor custo possível dos fretes, e só vamos encontrar isso nas ferrovias e hidrovias. O modal rodoviário é muito importante para alimentar estes dois modais, mas não podemos ficar transportando grãos a longas distâncias em cima de caminhões o frete fica muito caro e isso inviabiliza a produção do Estado, estamos trabalhando de forma muito forte para viabilizar ferrovias, e temos no portifólio a Fico, Ferrogrão, Ferronorte, entendemos que as Ferrovias estarão todas prontas em 10 anos”.
 
A Presidente da Comissão do Agronegócio, Paula Boaventura, foi a responsável pela organização da live, relatou que a Comissão do Agronegócio assumiu o compromisso integrar e interagir com os colegas, a sociedade e o setor produtivo, de forma a atuar nas discussões acerca de desenvolvimento da política agrícola e na defesa da sustentabilidade do produtor rural, e assim agradecemos a parceria com a Aprosoja, com o IMEA e com o Movimento Pro Logística.
 
“Atingimos nosso objetivo com a apresentação dos modais de logísticas, com a importância da aplicação do Fethab. A explanação de dados econômicos pelo IMEA comprovou a força pujante do agro. Mato Grosso e um gigante, fortalecido pela atividade rural. É preciso integrar campo e cidade. O produtor rural e quem produz alimento, gera emprego e fomenta a economia estadual”, afirmou.

A ABA Cuiabá ainda convida os advogados e advogadas que pretendem fazer parte da Comissão do Agronegócio, que entrem em contato pelo celular 99982-1801 ou no site www.aba.adv.br
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet