Olhar Jurídico

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Administrativo

confira a composição

Maria Helena Povoas é eleita presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Maria Helena Povoas é eleita presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso
A desembargadora Maria Helena  Gargaglione Povoas foi eleita presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT). Votação ocorreu nesta quinta-feira (26) em sessão administrativa online transmitida pelo Youtube. Com 18 votos, José Zuquim Nogueira foi eleito corregedor-geral de Justiça. Para vice-presidente, Maria Aparecida Ribeiro recebeu 16 votos.

Leia também 
Wellaton tenta impedir vídeo sobre suposta atuação de sua família para desabrigar idosos


Derrotados na disputa pela presidência, Luiz Ferreira da Silva recebeu 11 votos, Juvenal pereira da Silva um voto e Sebastião de Moraes dois votos.  

Pleito foi finalizado após o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) revogar emenda regimental aprovada em 2020 que visava possibilitar reeleição do atual presidente, Carlos Alberto Alves da Rocha. 

A desembargadora Maria Helena Gargaglione Póvoas é natural de Cuiabá, formada pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e pós-graduada em Direito Processual Civil pela Universidade de Cuiabá (Unic). Inscrita na Ordem dos Advogados do Brasil – seccional Mato Grosso (OAB/MT) desde 25 de maio de 1983, Maria Helena foi a primeira e única mulher – até o momento – a presidir a Instituição. Ela esteve à frente da presidência da OAB-MT por dois mandatos consecutivos, entre 1993 e 1997.
 
Maria Helena Militou como advogada em Mato Grosso de 1983 a 2005, quando ingressou na magistratura pela vaga do quinto constitucional da OAB. No TJMT, atuou como presidente da 2ª Câmara Cível, presidente da 1ª Turma de Câmaras Cíveis Reunidas e coordenadora de Supervisão dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais de Mato Grosso.
 
Na Justiça Eleitoral, a desembargadora também teve papel de destaque ao ocupar todos os cargos de direção do TRE-MT. Ela foi vice-presidente e corregedora no biênio 2013/2015 e presidente entre 2015 e 2017.
 
Além da advocacia e da magistratura, Maria Helena também tem atuação no magistério, como professora licenciada da Unic, onde leciona Direito Civil, Processo Civil e Prática Forense.
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet