Olhar Jurídico

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Eleitoral

vereador inocente

Justiça retira propaganda e multa candidata que acusou Chico 2000 de praticar estupro de vulnerável

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Justiça retira propaganda e multa candidata que acusou Chico 2000 de praticar estupro de vulnerável
Vereador em busca de reeleição, Chico 2000 conseguiu na Justiça suspender propaganda eleitoral ilegal. Decisão do juiz Geraldo Fidelis, da 1ª Zona Eleitoral de Cuiabá, foi estabelecida em ação conta pessoa identificada como Vitória Marques de Souza, também postulante ao cargo no parlamento da capital.
 
Leia também 
Justiça Eleitoral não acha filiação partidária e nega registro em nome de vice de Julier


Segundo a inicial, a publicação envolvia Chico 2000 em suposto crime de pedofilia, tendo sua enteada como vítima. A candidata alvo do processo utilizou reportagens divulgadas no ano de 2016, em que a prisão preventiva de Chico 2000 foi cumprida em virtude da suposta prática do crime de estupro de vulnerável.
 
Sentença apresentada por advogados demostrou que o vereador em busca de reeleição foi absolvido na esfera criminal, “de modo que a informação veiculada pela representante, trata-se de imputação falsa direcionada ao representante”.
 
A liminar foi deferida, determinando a retirada da propaganda do Facebook, por esta ser caluniosa e ofensiva aos primados básicos do debate eleitoral.
 
No julgamento do mérito, Fidelis esclareceu que “Vitória Marques Araújo de Souza, valeu-se de sua página pessoal no Facebook, para denegrir a imagem do representante, induzindo ao leitor à condenação pela prática do odioso crime de estupro de vulnerável, o que, conforme os documentos juntados aos autos, não ocorreu”.
 
O magistrado ratificou a liminar, no sentido de que se exclua a propaganda das redes sociais, devendo ser proibido sua propagação. Houve aplicação de multa no valor de R$ 7 mil.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet