Olhar Jurídico

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Eleitoral

Segue o jogo

Justiça não vê propaganda irregular na prefeitura e julga improcedente ação de Abílio contra Emanuel

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Justiça não vê propaganda irregular na prefeitura e julga improcedente ação de Abílio contra Emanuel
O juiz Geraldo Fidelis, da 1ª Zona Eleitoral de Mato Grosso, julgou improcedente representação de Abílio Junior (Podemos), candidato a prefeito de Cuiabá, contra o atual gestor em busca de reeleição, Emanuel Pinheiro (MDB).

Leia também 
Taques pede reconsideração de decisão que não barrou propagandas do Governo de MT

 
Abílio tentou provar que Emanuel está mantendo em período vedado a fixação e promoção de publicidade institucional de sua gestão, bem como a autopromoção de seu nome em placas públicas e bens móveis da prefeitura de Cuiabá.
 
Segundo os autos, Abílio tentou comprovar o fato a com a apresentação de fotografia de uma placa de inauguração localizada no bairro Doutor Fábio, adesivo institucional fixado em um veículo da prefeitura e banners utilizados em coletivas de imprensa de Emanuel.
 
Em sua defesa, o atual gestor explicou que seguiu a lei eleitoral e providenciou que todas as placas que remetem à sua administração nas praças e obras públicas fossem cobertas por invólucros pretos. Sobre coletivas, Emanuel argumentou que o material trata de propaganda institucional com finalidade informativa e orientativa, sem fins eleitorais.
 
Em sua decisão, Fidelis afirmou que o material apresentado “trata-se do brasão da prefeitura municipal, com fundo verde, sem qualquer slogan ou indicação pessoal, isto é, o símbolo oficial do Município de Cuiabá, o que o caracteriza como propaganda institucional, que não se mistura com a de cunho eleitoral”.
 
“Com essas considerações, reconhecendo que os símbolos, slogans ou imagens no material propalado não que identifiquem a administração atual, mas, sim, por se tratarem de propaganda institucional, em atenção ao posicionamento dos Tribunais Superiores, julgo improcedente o pedido deduzido na presente Representação Eleitoral”, decidiu Fidelis.
 
Sentença é do dia 15 de outubro.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet