Olhar Jurídico

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Geral

na quinta

TJMT retoma votação sobre eleição direta e possibilidade de reeleição

Foto: Rogério Florentino/ Olhar Direto

TJMT retoma votação sobre eleição direta e possibilidade de reeleição
O Pleno do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) retoma na quinta-feira (10) a votação sobre duas importantes propostas para alteração do regimento interno: eleição direta e possibilidade de reeleição.

Leia também
Maioria do Pleno do TJMT nega adotar eleição direta; conclusão é adiada por pedido de vista

 
Maioria do Pleno já votou por negar a implementação de eleição direta para escolha do presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso. Conclusão, porém, foi adiada por pedido de vista do desembargador Juvenal Pereira da Silva.
 
A proposta foi oferecida pelo desembargador Sebastião de Moraes. Atualmente, a eleição para a direção do TJMT é realizada entre os desembargadores. Pela proposta, juízes e juízes substitutos passam a ter direito de voto. 

Já a proposta que discute possibilidade de reeleição no Tribunal de Justiça ainda não foi posta para julgamento. No dia 27 de agosto a matéria foi adiada após o desembargador Rui Ramos cobrar mais discussão sobre o tema.
 
Há dúvidas sobre a reeleição. Inicialmente a matéria previa que a possibilidade era válida apenas para quem está no exercício. Caso ex-presidentes não sejam beneficiados, a emenda não terá utilidade aos desembargadores Rui Ramos Ribeiro (2017-2018), Paulo da Cunha (2015-2016), Orlando Perri (2013-2015) e Rubens de Oliveira (2011-2013).
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet