Olhar Jurídico

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Geral

Ex-presidente

Rui Ramos diz que reeleição é inconstitucional, mas não descarta candidatura em caso de aprovação

Foto: Rogério Florentino/ Olhar Direto

Rui Ramos diz que reeleição é inconstitucional, mas não descarta candidatura em caso de aprovação
Ex-presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), Rui Ramos Ribeiro afirmou nesta quinta-feira (27) que a proposta de emenda regimental para reeleição no órgão é inconstitucional. Apesar de debater sobre a falta de validade, o ex-presidente não descartou pleitear novamente a presidência em caso de aprovação.

Leia também 
Pleno adia julgamento sobre reeleição no TJ após ex-presidente cobrar debate sobre o tema

 
“Máxima vênia, não é momento para decidir agora se eu vou pretender (se candidatar) ou não vou pretender. A questão é que tem uma modificação que ao meu ver ela não é constitucional. Ela não tem constitucionalidade alguma”, afirmou Rui Ramos em sessão do Pleno por videoconferência nesta quinta.

O desembargador lançou dúvidas sobre a proposta. Inicialmente há previsão de reeleição apenas para quem está no exercício.  Caso ex-presidentes não sejam beneficiados, a emenda não terá utilidade ao próprio Rui Ramos (2017-2018), Paulo da Cunha (2015-2016), Orlando Perri (2013-2015) e Rubens de Oliveira (2011-2013). Ou seja, o grupo de ex-presidentes não terá chance no pleito.
 
“Eu não entendo como eu posso levar essa redação com essa mácula, no meu modo de ver. Agora é difícil você compreender como permite uma reeleição, mas ao mesmo tempo eu não cuido daqueles que já foram presidentes”, explanou Rui Ramos durante sessão.
 
O magistrado de segundo grau reclamou ainda sobre a falta de transparência. “Embora tenha recebido (a proposta), nós não tivemos a oportunidade de conversar e debater nem para acertar a redação e estamos levando a julgamento em uma exposição pública com todo mundo assistindo”.
 
Votação adiada
 
Ao adiar julgamento, o Tribunal designou reunião prévia para o dia quatro de setembro às 14h. Sessão extraordinário do Tribunal Pleno para reexaminar a matéria foi designada para o dia 10 de setembro.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet