Olhar Jurídico

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Geral

​COOPERAÇÃO

Empossada como diretora da ABA, advogada de Cuiabá busca fortalecer a integração entre os profissionais

Foto: Reprodução

Empossada como diretora da ABA, advogada de Cuiabá busca fortalecer a integração entre os profissionais
A advogada Ana Lúcia Ricarte foi empossada no último mês de março como diretora da Associação Brasileira dos Advogados (ABA), com representação em Cuiabá. Desde que assumiu o cargo já promoveu a criação de seis comissões temáticas na capital, entre outras ações. Segundo ela, o objetivo da ABA é consolidar as boas relações entre os advogados, criando uma rede de cooperação em todo o país e até no exterior.

Leia mais:
Judiciário retoma atividades presenciais no dia 15 e restabelece prazos em julho

A advogada explicou que a ABA possui uma função distinta da Ordem dos Advogados do Brasil. O objetivo da ABA é promover a integração dos advogados e advogadas associados, no Brasil e no exterior, visando à consolidação das boas relações, cooperação e amizade. 

Segundo ela, ao favorecer o desenvolvimento do companheirismo, a ABA é capaz de proporcionar oportunidades profissionais entre os associados, e de servir à comunidade em geral, por via dos projetos sociais, conteúdo jurídico nas redes sociais, cursos, seminários e congressos. 

"A nossa missão está em ressaltar a liderança e o Network. [...] A ABA tem um relacionamento de parceria, respeito e colaboração com o Conselho Federal da OAB e as OAB’s em todo Brasil. Somos apartidários, como disse nossa missão é o desenvolvimento profissional com oportunidades iguais a todos que participam", afirmou Ana Lúcia. 

A solenidade de posse da advogada como diretora da ABA em Cuiabá ocorreu no último dia 13 de abril, em Brasília.

"Eu tive a oportunidade de ser empossada como Diretora da Associação Brasileira dos Advogados com representação em Cuiabá, por toda a Diretoria da ABA presidida pelo Dr. Esdras Dantas de Souza. Na oportunidade pude constatar o quão  importante e maravilhosa é esta Instituição que valoriza o aperfeiçoamento profissional e proporciona  a participação igualitária de todos os associados.

Desde o dia 18 de maio já funcionam em Cuiabá seis comissões temáticas, sendo elas: Comissão de Direito de Família, Comissão do Direito da Mulher, Comissão de Direito Digital, Comissão de Direito Processual Civil, Comissão de Direito Previdenciário e Comissão de Direito Tributário. Na capital de Mato Grosso também já foi realizada uma reunião com os profissionais do Direito.

"A minha missão logo que tomei posse foi criar as Comissões Temáticas em Cuiabá-MT, uma vez que a ABA possui mais de 30 comissões temáticas funcionando em todo Brasil. Neste caso realizamos em Abril/2020 a primeira reunião com os colegas advogados e advogadas interessados em participar da ABA-Cuiabá, e tive a felicidade de  contar com  mais de 30 colegas interessados assim que anunciamos a nossa posse", disse Ana Lúcia.

Também tomaram posse, para compor a Diretoria em Cuiabá, a advogada Denise Costa Santos Borralho, como Diretora Adjunta, e como Secretária a advogada Acenate Banagouro de Carvalho. Além disso, pertence aos quadros da Aba-Cuiabá a advogada Naiara Boscoli, que preside a Comissão Nacional de Direito Minerário. Já em seu início a ABA-Cuiabá contou com 27 advogados e advogadas. A posse ocorreu pela plataforma Zoom, com a presença do Presidente Dr. Esdras Dantas de Souza, momento em que foram expedidos os certificados e ato de posse. 

"A ABA é uma grande rede de contatos e colaboração entre os associados, proporciona a troca de informações, trabalhos, conteúdos, conhecimento e crescimento. Entendemos que o crescimento profissional deve ser colaborativo, acreditamos na sinergia para alcançar o sucesso intelectual. A ABA cria uma verdadeira oportunidade   de relacionamento, produção de conteúdo e visibilidade. A ABA completou 18 anos e  está presente em quase todos os Estados do Brasil. Em Cuiabá somos 27 associados, com excelente currículo e experiência profissional. Como Diretora vou desenvolver projetos para educação continuada, liderança e responsabilidade social, além de coordenar as comissões", disse a advogada Ana Lúcia.

Os advogados interessados em conhecer a ABA-Cuiabá podem entrar em contato pelo celular (65) 99982-1801, pelo Instagram @abacuiaba ou pelo site www.aba.adv.br.

As comissções

"No dia 18 de maio de 2020,  foram criadas   seis comissões e empossados 26 colegas advogados e advogadas. Estes já estão em pleno trabalho reunidos para desenvolver os projetos. Cada comissão terá seu canal direto pelas redes sociais para divulgar seus trabalhos, bem como realizarão seminários, palestras, campanhas, artigos e outros", disse a diretora da ABA-Cuiabá.

São elas:

Comissão de Direito de Família, presidida pelo Dr. Flávio Marcos Antunes de Medeiros Ricarte, Vice-Presidente Dra Carla Cristina Cezário, Secretária – Dra Joelma dos Reis Ribeiro e membros: Dra Adriana Cardoso Sales de Oliveira, Dr. Luciano Nascimento, Dra Nilse Berlatto Leite, Dra Bárbara Lenza Lana. 

Comissão do Direito da Mulher, presidida pela Dra Bárbara Lenza Lana, Vice-Presidente Dra Nilse Berlatto Leite,  Secretária a Dra Talita Laura de Lima Coelho e membro Dra Adriana Cardoso Sales de Oliveira. 

Comissão de Direito Digital presidida pelo Dr. Eduardo Augusto Bordoni Manzeppi, Vice-Presidente Dr. Silvestre Rodrigues Severiano de Lima, membros Dr. Guilherme Muller e  Secretário Dr. Enildo Neves de Souza.  

Comissão de Direito Processual Civil presidida pela Dra Dynair Alves de Souza, Vice-Presidente Dra Gisella Cristina Kneip Rosa Silva, Secretária Dra Negisléia de Oliveira Lima, membros: Dr. Carlos Henrique Ghiozi , Marianna Silva Camargo Botof e Iris Dias Gonçalves Bendo.

Comissão de Direito Previdenciário presidido pela Dra Selma Pinto de Arruda Guimarães, Vice-Presidene Dra Ediane Rafaela Cavalheiro, secretária Dra Silbene de Santana Silva e membro Dra Talita Laura de Lima Coelho. 

Comissão de Direito Tributário presidida pela Dra Mirella Costa Santos Griggi Borralho, Vice-Presidente Dr. Carlos Hernrique Ghiorzi e membro Dr. Rafael Vicente Gonçalves Tobias. 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet