Olhar Jurídico

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Geral

​SUPOSTA INTERFERÊNCIA

Riva nega colaborar para eleição de Janaina na presidência da AL e oferece celular à Justiça

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Riva nega colaborar para eleição de Janaina na presidência da AL e oferece celular à Justiça
O ex-deputado José Riva negou que esteja interferindo na eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) para favorecer sua filha, a deputada Janaina Riva (MDB). Em uma petição encaminhada ao Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), Riva se dispôs, voluntariamente, a prestar esclarecimentos a Justiça, inclusive abrindo mão de seu sigilo telefônico.

Leia mais:
STF agenda julgamento de ação sobre entrega de 50 respiradores a Mato Grosso

A defesa do deputado, patrocinada pelos advogados Almino Afonso Fernandes e Gustavo Lisboa Fernandes, cita que uma nota veiculada em um jornal na terça-feira (26) acusa Riva de estar interferindo na eleição da Mesa Diretora da AL. Eles também entraram com um pedido de explicações em juízo, contra o jornal.

"Referida nota afirma que alguns Deputados Estaduais do Estado de Mato Grosso teriam recebido telefonemas do Requerente e do atual Prefeito de Cuiabá/MT (Sr. Emanuel Pinheiro), com o intuito de influenciar na votação da Eleição da Mesa Diretora da ALMT, ajudando e apoiando a Deputada Janaina Riva (filha do requerente), para disputa ao cargo de 1ª Secretária no biênio 2021/2022".

Na petição encaminhada ao TJ, Riva negou as afirmações feitas pelo jornal e se colocou à disposição da Justiça para prestar qualquer esclarecimento que se fizer necessário, além de ter disponibilizado seu aparelho de celular para que sejam esclarecidas quaisquer dúvidas.

No pedido proposto contra o jornal, a defesa do ex-deputado quer esclarecimentos sobre a nota, afirmando que atribuiu conduta falsa a Riva. Os advogados afirmam que José Riva e Janaina "foram ofendidos quanto à sua reputação, dignidade e decoro, como também, se não bastasse, principalmente quanto a sua honra"

"O Jornal (Requerido) ao veicular informações inverídicas e tendenciosas, tenta utilizar-se do nome do Requerente para denegrir os projetos profissionais de sua filha, prejudicando até mesmo o bom exercício dos trabalhos da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso". 

A defesa pede que sejam respondidos quatro questionamentos:

1º- Se são verdadeiras as afirmações atribuídas ao requerente e publicadas pelo mencionado meio de comunicação, nesta data cujo teor restou acima transcrito?

2º- Em caso afirmativo, quais são os deputados que receberam ligações do ex-deputado estadual (requerente)?

3º- Quando ocorreram as ligações efetuadas pelo ex-deputado estadual (requerente) aos referidos deputados, solicitando apoio à deputada Janaina Riva?

4º- Quais foram as circunstâncias que se deram esses diálogos entre os deputados da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso e a pessoa do requerente?
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet