Olhar Jurídico

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Civil

​VAGAS PARA CÂMARA

Promotora pede cancelamento de concurso público por irregularidades com empresa organizadora

Foto: Reprodução

Sede da Promotoria de Justiça de Paranatinga

Sede da Promotoria de Justiça de Paranatinga

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso, por meio da 1ª Promotoria de Justiça Cível de Paranatinga (a 373km de Cuiabá), notificou a Câmara Municipal recomendando a suspensão e o cancelamento do Concurso Público nº 001/2019 do órgão. O MPMT recomendou que sejam adotadas todas as medidas administrativas para a rescisão unilateral do contrato firmado irregularmente com a empresa Líder Consultoria e Assessoria Empresarial Ltda, com ressarcimento proporcional do valor pago.

Leia mais:
MP recomenda ao Estado que prorrogue suspensão de aulas por mais 30 dias

A notificação estabelece ainda que seja realizado novo procedimento licitatório no prazo de 100 dias para contratação de empresa idônea, a fim de prestar serviços de organização e realização de concurso público, devendo ser rigorosamente observados os ditames da Lei de Licitação e da Constituição Federal.

Conforme a promotora de Justiça Tessaline Luciana Higuchi Viegas dos Santos, o MPMT recebeu inúmeras denúncias via Ouvidoria apontando possíveis irregularidades no concurso público da Câmara Municipal de Paranatinga, inclusive na contratação da empresa Líder Consultoria e Assessoria Empresarial Ltda. para realização do certame. Diante disso, instaurou inquérito civil para apurar os fatos e expediu a notificação.

No documento, a promotora de Justiça considerou que concurso público é “o meio técnico posto à disposição da Administração Pública para se obter moralidade, eficiência e aperfeiçoamento do serviço público e, ao mesmo tempo, propiciar igual oportunidade a todos os interessados que atendam aos requisitos de lei, conforme determina o artigo 37, inciso II, da Constituição da República Federativa do Brasil”, assim como é “o instrumento pelo qual se procede à seleção para cargos e empregos públicos sem protecionismos, primando pela capacidade e preparo técnico do candidato”.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet