Olhar Jurídico

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Geral

pente fino

Força-tarefa do Ministério Público de Contas vai fiscalizar Governo e Prefeituras durante pandemia

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Força-tarefa do Ministério Público de Contas vai fiscalizar Governo e Prefeituras durante pandemia
O Ministério Público de Contas criou uma força-tarefa para fiscalizar os gastos públicos em Mato Grosso realizados durante a pandemia do coronavírus. O grupo reúne 14 integrantes, sendo quatro procuradores e dez servidores de todos os gabinetes, para analisar a utilização de recursos financeiros e verificar as ações tomadas pelos gestores públicos para o combate à Covid-19.
 
Leia mais:
Governo já investiu mais de R$ 46 milhões no combate ao coronavírus em Mato Grosso
 
A iniciativa, publicada no Diário Oficial de Contas que circula essa semana, promete realizar um minucioso acompanhamento das ações decorrentes do estado de emergência provocado pela pandemia do novo coronavírus, no âmbito dos órgãos e entidades da administração pública estadual e municipal.
 
Segundo o procurador-geral de Contas, Alisson Carvalho de Alencar, o objetivo principal é sugerir aprimoramentos aos gestores no sentido de promoverem o atendimento à saúde sem desperdícios de recursos públicos. Também será apurada a responsabilidade dos gestores por eventuais despesas irregulares.
 
"Nossa intenção é contribuir para a promoção de uma gestão pública de qualidade nesse momento delicado em que vivemos. O estado de calamidade facilita a adoção de providências no combate à pandemia e na defesa da saúde pública. Contudo, ao flexibilizar normas de controle e fiscalização, o momento abre oportunidade para erros e fraudes. Buscaremos evitar que isso ocorra, por meio de monitoramento em tempo real. Nossa equipe estará atenta e analisará cada caso com cautela e qualidade técnica, sob o rigor da lei", frisou.
 
Ele ressaltou, ainda, que a participação da sociedade é imprescindível para que a Força-tarefa do MP de Contas amplie os resultados. "Chegou a hora de o cidadão exercer seu importante papel no âmbito da fiscalização dos gastos públicos. As denúncias e informações vão ampliar nosso campo de atuação e alavancar nossa capacidade de fiscalização. O Ministério Público de Contas precisa da sociedade trabalhando em conjunto para vencermos esse momento difícil", explicou.
 
As denúncias podem ser feitas pela Ouvidoria do MPC-MT nos canais digitais disponíveis no portal do MPC na Internet. Acesse www.mpc.mt.gov.br/ouvidoria. A identidade dos denunciantes será preservada.
 
FORÇA-TAREFA
 
A Força-Tarefa do MPC-MT foi criada para acompanhar os reflexos na gestão pública da situação de crise, instalada pela pandemia de Covid-19. Em março desse ano, foi aprovado o Decreto Legislativo nº 6 que reconheceu o estado de calamidade pública, com dispensas do atingimento dos resultados fiscais. No mesmo mês, a Medida Provisória nº 926 flexibilizou os procedimentos para aquisição de bens, serviços e insumos destinados ao enfrentamento da emergência de saúde pública. Em abril, a Portaria nº 871, reconheceu o estado de calamidade em todo o território de Mato Grosso por 90 dias, podendo ser prorrogado.
 
"Estamos seguindo a trilha do Tribunal de Contas de Mato Grosso, que instituiu ações para o enfrentamento da crise no âmbito do controle externo. Em parceria com o TCE-MT colaboraremos para a eficiente aplicação dos recursos públicos na superação da pandemia, interesse da sociedade mato-grossense”, destacou o procurador-geral Alisson Alencar.
 
O Ministério Público de Contas tem a missão constitucional de defender a responsabilidade fiscal e estimular a eficiência e a ética na gestão pública. "A iminência do aumento da despesa não prevista no orçamento público, bem como a queda da arrecadação no estado e nos municípios, exigem providências precisas por parte da Administração. Estamos prontos para contribuir com os gestores e com a sociedade. Superaremos juntos esse momento delicado", pontuou o procurador.
 
 
 
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet