Olhar Jurídico

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Trabalhista

​ABRIL VERDE

Plataforma do MPT aponta que setor hospitalar é o 1º no ranking de acidentes de trabalho em Cuiabá

Foto: Reprodução / Ilustração

Plataforma do MPT aponta que setor hospitalar é o 1º no ranking de acidentes de trabalho em Cuiabá
As atividades relacionadas com o atendimento hospitalar figuram em primeiro lugar no ranking de comunicação de acidentes de trabalho em Cuiabá e também em todo Brasil. Conforme dados do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, plataforma que  foi desenvolvida pelo Ministério Público do Trabalho, foram 2,3 mil registros na capital de Mato Grosso entre 2012 e 2018. Em âmbito nacional, no mesmo período, foram registrados 378 mil casos.

Leia mais:
Por risco de Covid-19, pecuarista que matou irmão há mais de 25 anos cumprirá prisão domiciliar

Com 4,4 mil registros, os acidentes na área hospitalar ficam na terceira posição em âmbito estadual, atrás apenas do abate de animais (9 mil casos) e cultivo de soja (5 mil casos).

Os dados informam ainda que, entre 2012 e 2018, houve 1,4 mil acidentes envolvendo técnicos de enfermagem em Cuiabá, dos quais 203 só em 2018. Com 11% do total de registro, a categoria ficou em 1ª lugar entre as ocupações.

Os números mostram a necessidade de ações para diminuir os riscos a que profissionais da saúde são submetidos no dia a dia de trabalho. Por isso, a campanha do Abril Verde deste ano é focada nesses profissionais. O direcionamento ocorre, em especial, devido à maior exposição deles por estarem na linha de frente no combate e tratamento do novo coronavírus (Covid19).

A Justiça do Trabalho afirmou que este ano, diante da pandemia, suas ações visam a agradecer aos profissionais que seguem trabalhando presencialmente para evitar contaminações em massa e que outras tragédias aconteçam.

Em razão das restrições de aglomeração e da necessidade de isolamento social, as atividades presenciais, como palestras e eventos, foram suspensas. Todavia, estão sendo realizadas ações de marketing e comunicação. Nas redes sociais, os tribunais do trabalho desenvolvem a campanha "É tempo de agradecer", uma forma de reconhecer o esforço dos profissionais no enfrentamento do vírus.

Abril Verde

A campanha busca despertar, na sociedade, a necessidade de garantir um ambiente de trabalho mais seguro e tem em como base o alto índice de acidentes no Brasil e no mundo.

O mês de abril é marcado, em vários países, como uma época de atenção para os trabalhadores que sofrem acidentes durante suas atividades laborais. A Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu o dia 28 de abril como o Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho. No Brasil, a Lei 11.121/2005 instituiu o mesmo dia como o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Dados gerais

Entre 2012 e 2018, foi registrado, no Brasil, um acidente a cada 49 segundos (5,3 milhões, no total), com 19,4 mil mortes. Ou seja, a cada 3h43h, uma pessoa perdeu a vida enquanto trabalhava.

Além das consequências para a família, os amigos e a empresa, os acidentes custaram R$ 93 bilhões aos cofres públicos com o pagamento de auxílio previdenciário desde 2012.

Um total de 624 acidentes de trabalho foi notificado no Brasil apenas em 2018, sendo 13,4 mil em Mato Grosso e 2,1 mil em Cuiabá. Nesse mesmo ano, houve o registro de duas mil mortes, das quais 108 ocorreram no estado e nove na capital. Os números colocam Mato Grosso na décima posição entre os estados que mais registraram acidentes de trabalho no Brasil entre 2012 e 2018.

Esses e outros dados são do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho. A plataforma foi desenvolvida pelo Ministério Público do Trabalho, em convênio com a Organização Internacional do Trabalho (OIT).

 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet