A promotora Ana Luíza Barbosa da Cunha, 17ª Promotoria de Justiça Cível de Defesa da Ordem Urbanística e do Patrimônio Cultural da Capital, instaurou um inquérito civil para investigar um possível lançamento irregular de rejeitos da fabricação de bebidas, pela Indústria de Bebidas Louvada, em rede fluvial na região do Bairro Jardim Imperial I, em Cuiabá. A Prefeitura de Cuiabá fiscalizou a denúncia, constatou a prática, mas afirmou que depois houve regularização da infração. Apesar disso o MP decidiu apurar.
Leia mais:
Por causa de coronavírus ministro suspende pagamento de dívida de R$ 2 bi de MT com a União
A portaria foi assinada nesta segunda-feira (6). A promotora narrou que uma reclamação foi formulada pela Associação de Moradores do Residencial Claudio Marchetti, sobre um possível lançamento irregular de rejeitos da fabricação de bebidas na rede fluvial pela Indústria de Bebidas Louvada, localizada na Avenida das Torres, no Bairro Jardim Imperial I.
O MP solicitou manifestação da Secretaria Municipal de Ordem Pública (SORP), que informou que foi constatada a veracidade da denúncia e, por isso, autuou a Louvada para que providenciasse o projeto de tratamento de efluentes comercial/industrial.
Em outra diligência, a Secretaria Municipal de Ordem Pública informou que, após retorno à Indústria de Bebidas Louvada “(…) constatou que houve a regularização da infração autuada mediante o Auto de Infração - AI N° 10746, sendo que o responsável pelo empreendimento apresentou à fiscalização o projeto aprovado (...)".
A promotora também citou que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano esclareceu que “(…) a empresa Cervejaria Louvada Ltda., possui a Licença de Operação para o empreendimento de Fabricação de Cerveja e Chope, emitida por esta Coordenação em 27 de Fevereiro de 2019 e apresentou toda documentação necessária para emissão da Licença".
No entanto, apesar das informações apresentadas pelas mencionadas Secretarias Municipais, foi determinada a realização de vistoria pelo Centro de Apoio às Promotorias de Justiça. Em decorrência disso ela instaurou o inquérito civil.
Outro lado
Nota Louvada – MP-MT
Em relação à Portaria nº 008/2020, exarada pela 17ª Promotoria de Justiça Cível de Defesa da Ordem Urbanística e do Patrimônio Cultural da Capital, a Cervejaria Louvada vem a público esclarecer que se trata de uma normativa padrão, a fim de que sejam confirmadas as informações passadas anteriormente pela empresa.
A Cervejaria Louvada assegura, que todo o processo é realizado de acordo com as exigências sanitárias e ambientais dos órgãos competentes. O que certamente será ratificado nesta nova averiguação determinada pelo Ministério Público. A empresa aproveita para ressaltar que está à disposição para prestar quaisquer esclarecimentos necessários.
Atualizada às 14h30