Olhar Jurídico

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Geral

​ALTA DEMANDA

Votação sobre novas vagas de desembargador é reagendada para ser decidida pelo Tribunal Pleno

13 Fev 2020 - 14:32

Da Redação - Vinicius Mendes / Da Reportagem Local - Arthur Santos da Silva

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Votação sobre novas vagas de desembargador é reagendada para ser decidida pelo Tribunal Pleno
O Órgão Especial do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) agendou para o próximo dia 27 de fevereiro a votação sobre a criação de mais vagas de desembargador em Mato Grosso. A maior possibilidade é de criação de seis novas vagas. Os magistrados entenderam que a questão é de competência do Tribunal Pleno.
 
Leia mais:
Estudo para criar mais vagas de desembargador gera movimentação entre advogados
 
A votação para a criação de novas vagas de desembargadores no Tribunal de Justiça de Mato Grosso estava prevista para ocorrer durante a sessão do Órgão Especial desta quinta-feira (13). No entanto, os desembargadores entenderam que a competência para a criação de vagas é do Pleno e não do Órgão Especial. A sessão do Tribunal Pleno foi agendada para o próximo dia 27.
 
De acordo com o TJMT, o principal motivo para a criação de novas vagas é a alta demanda no Estado, que vem crescendo a cada ano. De acordo com a assessoria do Poder Judiciário, o TJMT, entre os tribunais de médio porte do Brasil, é um dos que tem o número mais reduzido de desembargadores.
 
O TJMT ainda explicou que quando um desembargador se afasta de uma Câmara para assumir uma função administrativa, como de presidente, corregedor ou vice-presidente, todos os processos que analisava são redistribuídos, ou é chamado um juiz da Primeira Instância para atender como juiz auxiliar.
 
Foi então solicitada a realização de um estudo, que deve apontar o que o orçamento do TJMT comporta, ou seja, o número de novos desembargadores será definido com base no orçamento. A maior possibilidade é de contratação de seis desembargadores.
 
Tramitação
 
O caminho até a efetiva criação das vagas, porém, é longo. Após a conclusão do estudo, o presidente do TJMT submeteria proposta ao Órgão Especial. Porém, agora a pauta será votada pelo Tribunal Pleno.

Sendo aprovada pelo Pleno, a matéria segue ao plenário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso. Se a ALMT aprovar, a proposta volta ao Tribunal de Justiça para então ser submetida ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Sendo homologada retorna ao TJMT e só então deve começar o processo de escolha dos novos desembargadores.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet