Olhar Jurídico

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Geral

no STF

Fux suspende atuação do juiz de garantias por tempo indeterminado

Foto: Reprodução

Fux suspende atuação do juiz de garantias por tempo indeterminado
O vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, decidiu nesta quarta-feira (22) suspender a aplicação do juiz de garantias pela Justiça, até o plenário da Corte julgar o mérito da ação que debate o mecanismo.

Leia também 
Justiça condena fazendeiro a pagar R$ 100 mil por condições de trabalho e agressão contra empregados


A decisão anula liminar proferida pelo presidente do STF, Dias Toffoli, que suspendeu a aplicação das regras por seis meses. Toffoli chegou a criar um grupo de trabalho no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), órgão que também é presidido por ele, para discutir a implementação do juiz de garantias.

A decisão de Fux foi motivada por nova ação protocolada pela Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp). Para a entidade, a medida deveria ser suspensa até o julgamento definitivo por violar princípios constitucionais.

A suspensão vale até o julgamento de mérito da ação pelo plenário da Corte, que não tem data para ocorrer. Fux ocupa interinamente a presidência da Corte no período de férias de Toffoli até 29 de janeiro.

De acordo com a lei, compete ao juiz de garantias controlar a legalidade da investigação e zelar pelos direitos individuais do investigado. 

Com informações da Agência Brasil
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet