Olhar Jurídico

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Criminal

Em São Paulo

Justiça marca audiência em ação sobre supostos homicídios a mando de Júlio Campos

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Justiça marca audiência em ação sobre supostos homicídios a mando de Júlio Campos
O juiz Claudio Juliano Filho, da Primeira Vara do Júri do Foro Central Criminal de São Paulo, marcou para o dia 28 de abril audiência envolvendo o ex-governador de Mato Grosso e ex-senador, Júlio Campos (DEM), parte em processo sobre dois homicídios.

Leia também 
MPF e companhia enérgica firmam termo de R$ 4 mi para compensação por impactos socioambientais

 
Julio Campos foi denunciado em 2013 pela prática dos delitos de homicídio qualificado por duas vezes e formação de quadrilha. Até o dia 28 de abril de 2020, data da próxima audiência, a Justiça deve se manifestar sobre a prescrição completa do caso.
 
Segundo a peça acusatória, a origem do crime ocorreu em uma negociação. O político, segundo o Ministério Público, idealizou e executou a falsificação do contrato social da empresa Agropastoril Cedrobom Ltda.
 
A Agropastoril Cedrobom tinha como proprietários Antônio Ribeiro Filho e Marcos Daniel Ribeiro. Com a negociação, Campos transferiu a empresa para Nauriá Alves de Oliveira e Delci Baleeiro Souza (dois de seus funcionários supostamente usados como laranja).

Ainda segundo acusação, posteriormente, para assegurar a falsificação, o político mandou matar Nicolau Ladislau Ervi Haralyi, geólogo que havia constatado uma grande reserva de metais e pedras preciosas na fazenda, além de Antônio Ribeiro Filho, antigo proprietário da empresa. Os delitos foram praticados em 2004.
 
Inicialmente o processo tramitou o Supremo Tribunal Federal (STF), por prerrogativa de foro. Quando da denúncia, Júlio Campos ocupava o cargo de deputado federal.
 
Possível prescrição

Buscando o reconhecimento da prescrição da pretensão punitiva, a defesa de Júlio impetrou recurso no Tribunal de Justiça de São Paulo, o qual foi concedido apenas quanto ao delito de formação de quadrilha.
 
Julio Campos então recorreu ao Superior Tribunal de Justiça (STJ). Ele alegou que o prazo prescricional deve ser reduzido pela metade, pois possui mais de 70 anos. O ministro Joel Ilan Paciornik, do STJ, determinou no dia 11 de dezembro que a Justiça de São Paulo reaprecie possível prescrição.
 
Parecer do MP
 
A decisão do STJ foi citada pela defesa de Julio Campos, representada pelo advogado Paulo Fabrinny, durante audiência de instrução ocorrida no dia 18 de dezembro. Na ocasião, porém, o Ministério Público pediu vista dos autos para se manifestar.
 
Nova audiência foi marcada para o dia 28 de abril.

Outro lado

A reportagem entrou em contato com Julio Campos. Ele negou os crimes e afirmou que o processo deve ser declarado como prescrito. 

O Olhar Jurídico tentou entrar em contato com advogado do político. As ligações, porém, não foram atendidas. 
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet