Olhar Jurídico

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Trabalhista

​BIÊNIO 2020/2021

Durante posse, novo presidente do TRT diz que buscará 'aprimoramento da prestação jurisdicional'

Foto: Reprodução

Durante posse, novo presidente do TRT diz que buscará 'aprimoramento da prestação jurisdicional'
Tomaram posse na noite dessa quarta-feira (18), os desembargadores Nicanor Fávero e Paulo Barrionuevo nos cargos de presidente e vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso (TRT/MT). Eles estarão à frente da instituição no biênio 2020/2021. A cerimônia ocorreu no plenário principal da corte trabalhista, em Cuiabá, em solenidade que contou com a presença de várias autoridades jurídicas nacionais e do estado.
 
Leia mais:
Presidente do TRT defende remuneração de juízes e afirma que salário mínimo é muito baixo
 
Eleito por aclamação em sessão administrativa do Tribunal Pleno em 24 de outubro deste ano, o novo presidente sucede a desembargadora Eliney Veloso, que permanece no exercício do cargo até 31 de dezembro de 2019.
 
Em seu discurso de posse, o novo dirigente do Tribunal enfatizou que as boas práticas, as conquistas e os avanços institucionais de seus antecessores não serão descartados, mas preservados e continuados com a mesma nobreza e afinco, em busca do "aprimoramento da prestação jurisdicional".
 
O desembargador ressaltou os desafios impostos neste momento em que a Justiça do Trabalho vem sofrendo ataques. "Cumpre-nos asseverar que a jornada que temos pela frente, apesar de áspera e árdua, pode e será superada, se permanecermos juntos e coesos nesta caminhada, cientes que as mudanças acarretarão sacrifícios".
 
Fávero destacou ainda a escolha da equipe de gestores do Tribunal para o próximo biênio, para a qual prestigiou profissionais que aliam conhecimento técnico, experiência e histórico de dedicação à instituição. "Em suma, impõe-se a cada um de nós, magistrados, servidores e terceirizados, que não nos furtemos de fazer nossa parte e de entregar aos jurisdicionados o melhor que há em nós", afirmou.
 
Solenidade
 
A solenidade de transição do cargo foi aberta pela atual presidente do Tribunal, desembargadora Eliney Veloso, que destacou a dedicação de magistrados, servidores, terceirizados e estagiários durante o biênio de sua gestão. Em sua fala, ela desejou aos novos dirigentes do Tribunal uma gestão exitosa. "Desejo tenacidade, firmeza, equilíbrio e que no exercício do cargo nunca lhes faltem disposição, leveza e bom humor".
 
A ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Delaíde Miranda Arantes, compareceu à cerimônia representando o presidente do TST, ministro Brito Pereira. "Desejo aos empossados uma profícua gestão. Esta direção toma posse em um momento muito delicado, mas sabemos que possui experiência e competência para superar os desafios", disse.
 
A importância da parceria entre a Justiça do Trabalho e o Ministério Público do Trabalho (MPT) foi destacada pelo procurador chefe do MPT em Mato Grosso, Rafael Mondego. "Temos um histórico muito longo de união na defesa do direito do trabalho e é isso que vamos fazer nos próximos anos. O novo presidente é dono de uma simplicidade invejável, de fácil acesso e cortês. O relacionamento entre o Tribunal e o MPT será o melhor possível nesta gestão", afirmou.
 
Já o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Mato Grosso (OAB/MT), Leonardo Campos, fez votos de que os novos dirigentes tenham uma excelente administração. Ele destacou a importância da Justiça do Trabalho como órgão de pacificação social e salientou não ser ela nem "do empregado, nem do empregador, mas do trabalho!".
 
Em nome de todos os magistrados trabalhistas de Mato Grosso, o presidente da Amatra 23 (MT), André Molina, saudou os novos dirigentes. "Os desembargadores Nicanor Fávero e Paulo Barrionuevo são vocacionados e pessoas exemplares. Desejamos sucesso e, a partir de agora, confiamos a vossas excelências os rumos do TRT, do qual todos nos orgulhamos".
 
Novos dirigentes
 
A cerimônia também marcou as reconduções dos desembargadores João Carlos e Tarcísio Valente aos cargos de diretor da Escola Judicial e de ouvidor do Tribunal, nessa ordem.
 
Após a posse, a desembargadora Eliney Veloso transmitiu ao novo dirigente do Tribunal a Presidência do Conselho da Ordem São José Operário do Mérito Judiciário do Trabalho
 
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet