Olhar Jurídico

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Civil

improbidade administrativa

Juiz marca audiência em processo contra Mendes que julga simulação para compra de apartamento de luxo

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Juiz marca audiência em processo contra Mendes que julga simulação para compra de apartamento de luxo
A Justiça Federal designou para o dia 27 de novembro audiência em processo contra o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, por improbidade administrativa e enriquecimento ilícito em decorrência de simulação de empréstimo para a aquisição de um apartamento de luxo em Cuiabá, penhorado em leilão judicial.
 
Leia também 
Homem que matou e escondeu corpo de companheira é condenado a 31 anos de prisão


Além de marcar a audiência, houve designação de prazo estabelecido em 10 dias para indicação de testemunhas de defesa.
 
Além de Mauro Mendes, também é parte no processo a juíza federal da justiça trabalhista aposentada compulsoriamente por decisão unânime em processo administrativo disciplinar, Carla Reita Faria Leal.
 
Segundo o Ministério Público Federal (MPF), a ação é resultado de inquérito instaurado em 2013 para apurar a aquisição, em 2011, de um apartamento de luxo por parte da então juíza do Trabalho da 8ª Vara do Trabalho de Cuiabá, Carla Reita Faria Leal.
 
O imóvel havia sido inicialmente adquirido por Mauro Mendes em 2 de dezembro de 2009, em leilão público promovido pelo Tribunal Regional do Trabalho ao qual a juíza era vinculada. Passado mais de um ano, o apartamento foi repassado para Carla Reita.
 
Segundo o MPF, como juíza do Trabalho, Carla Reita não poderia comprar imóvel que tivesse sido objeto de leilão público promovido por órgão do tribunal a que pertence ou está vinculada.
 
Para fugir da vedação legal imposta aos magistrados, a juíza trabalhista e Mauro Mendes realizaram uma simulação de dação em pagamento - que seria uma das exceções legais à aquisição do imóvel pela magistrada - como forma de pagamento de um suposto empréstimo que ambas as partes alegam ter existido no ano de 2009.
 
O processo em face do governador corre na Oitava Vara Federal de Mato Grosso, sob responsabilidade do juiz Raphael Casella de Almeida Carvalho.

Outro lado

A reportagem não conseguiu contato com o advogado Leonardo Cruz, que defende Mauro Mendes.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet