Olhar Jurídico

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Civil

​PERDEU AÇÃO

Sem poder trabalhar, mulher que teve perna esmagada por ônibus luta na Justiça por pensão

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Sem poder trabalhar, mulher que teve perna esmagada por ônibus luta na Justiça por pensão
Giovannia Flores Monteiro, 35 anos, que teve sua perna esmagada por um ônibus da empresa União Transporte em um acidente em setembro de 2017, tem lutado na Justiça para conseguir uma pensão. Sem conseguir trabalhar, com um laudo que comprova isso, ela entrou com ações no Tribunal de Justiça de Mato Grosso e também na Justiça Federal de Mato Grosso. No entanto, ainda não conseguiu garantir um benefício de aposentadoria por invalidez ou pensão alimentícia. Na Justiça Federal, inclusive, já perdeu uma ação.
 
Leia mais:
Tratamento experimental na Santa Casa evita amputação de perna de vítima de acidente
 
O acidente ocorreu no dia 22 de setembro de 2017. Ela e uma amiga seguiam de moto para irem trabalhar. Porém, enquanto estavam na região do Bairro Cristo Rei, em Várzea Grande, a corrente do veículo travou e as duas caíram ao chão.
 
A condutora levantou rapidamente e tirou a moto de cima de Giovannia. No entanto, quando retornava para tirar a amiga do meio da rua, um ônibus da empresa União Transporte passou por cima das duas pernas de Giovannia e a quebrou em vários pedaços.
 
Ela teve a recomendação de amputação dada pelo Hospital Metropolitano, mas por conta do atendimento na Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá, a mutilação não aconteceu e hoje ela consegue caminhar com auxílio de muletas. Porém, as sequelas do acidente a impediram de continuar trabalhando.
 
Giovannia buscou a Justiça na tentativa de garantir seus direitos. Ela entrou com ações nas 3ª e 4ª Varas Cíveis de Várzea Grande e também na 3ª Vara Especializada de Família e Sucessões, em busca de pensão alimentícia. No entanto, ainda não obteve o benefício.
 
Ela também entrou com uma ação na 6ª Vara Federal de Cuiabá, para a concessão do benefício de auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez, pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
 
Nos autos a juíza federal Juliana Maria da Paixão Araújo analisou um laudo pericial realizado. O perito relatou que em decorrência do acidente Giovannia teve “fratura exposta de fêmur direito, tíbia direita e lesão extensa de partes moles em membro inferior esquerdo”.
 
O perito atestou que Giovannia, que trabalhava como auxiliar de cozinha, estava totalmente incapacitada a atividade laboral habitual, porém, temporariamente, devendo se submeter a nova perícia em um ano. Em uma decisão do último dia 9 de outubro, a magistrada, porém, entendeu que o benefício não é cabível.
 
“Embora o perito tenha concluído que a autora possui incapacidade total e temporária, não é cabível, no caso, a concessão de auxílio-doença ou de aposentadoria por invalidez, tendo em vista que não restou comprovado o requisito relativo à qualidade de segurada”.
 
Ela disse que verificou no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) que o último vínculo empregatício de Giovannia foi entre abril e maio de 2016, “de modo que o seu período de graça se estendeu até 15/07/2017”
 
“Assim, considerando que a data do início da incapacidade foi fixada em setembro de 2017, a autora não mais ostentaria qualidade de segurada na DII. No caso, o preenchimento desse requisito dependeria da comprovação da situação de desemprego da autora, a fim de que se pudesse estender o período de graça”, justificou.
 
Giovannia explicou que desde este último trabalho não mais conseguiu emprego formal, mas que estava à procura, pois tem um filho para criar. Disse também que ia com frequência ao Sine deixar currículo e ia também a restaurantes buscar emprego.
 
Uma testemunha endossou o que Giovannia disse, e afirmou que a mulher morava com a mãe, com seus três filhos, e que era a dona da casa quem sustentava a família vendendo bolos e pães. Apesar disso a juíza se manteve irredutível e julgou improcedente a ação.
 
“Ademais, a autora não se desincumbiu do ônus de demonstrar a existência de situação de desemprego involuntário logo após o término do vínculo empregatício. [...]Além disso, a prova oral não foi suficiente para formar a convicção deste Juízo quanto à existência de situação de desemprego involuntário. Com essas considerações, não restou comprovada, em audiência, a situação de desemprego involuntário da autora (em relação ao seu último vínculo) que justifique a extensão do período de graça”, determinou.
 
Giovannia, no entanto, ainda tem esperanças de obter ajuda. Ela é dependente de remédios para controle de ansiedade e além disso, enfrenta problemas de moradia. Ela mora na Vila Pirineu, em Várzea Grande. Quem tiver interesse em ajudar pode entrar em contato através do seguinte telefone: 65 99280-6614.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet