Olhar Jurídico

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Criminal

recurso contra condenação

MPE reafirma posicionamento contra perdão judicial a Alan Malouf

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

MPE reafirma posicionamento contra perdão judicial a Alan Malouf
O promotor de Justiça Wesley Sanchez Lacerda reafirmou parecer contra concessão de benefícios previstos em delação premiada do empresário Alan Malouf. O requerimento do colaborador consta em apelação contra condenação proveniente da Operação Rêmora, por fraudes na secretaria de educação de Mato Grosso, que gerou sanção a mais de 11 anos de prisão. A expectativa do réu é alcançar perdão judicial. 

Leia também 
Justiça bloqueia R$ 355 mil de ex-diretora de escola condenada por desviar verbas  

 
O parecer de Sanchez ratifica posicionamento do procurador de Justiça Mauro Viveiros, que se aposentou no final de julho, deixando o caso. Opinião, datada do dia 14 de outubro, ocorre após o desembargador Rondon Bassil Dower Filho, membro da Segunda Câmara Criminal do Tribunal de Justiça (TJMT), ter determinado que a Sétima Vara Criminal de Cuiabá comunicasse se o empresário Alan Malouf estva cumprindo termos estabelecidos no acordo.
 
A pena por fraudes e desvios na Secretaria de Educação foi imposta em outubro de 2017. A delação premiada obteve homologação meses depois, em maio de 2018.
 
Conforme resumo formulado pelo desembargador relator, Malouf suscita, preliminarmente, a nulidade da ação desde o seu nascedouro e de todos os atos subsequentes, por incompetência do Juízo e por ofensa ao princípio do promotor natural. 
 
No mérito, requer a concessão de perdão judicial, a redução de 2/3 da pena ou a substituição da pena privativa de liberdade por restritiva de direitos, sustentando que sua colaboração foi “efetiva, espontânea e voluntária”.
 
O procurador de Justiça Mauro Viveiros já explicou em parecer que a delação do empresário Alan Malouf, formalizada na Procuradoria-Geral da República (PGR) e homologada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), não tem validade em Mato Grosso. 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet