Olhar Jurídico

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Criminal

Operação Ararath

Delator revela nome de empresário que pagou empréstimo supostamente fraudulento no Bic Banco

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Luiz Carlos Cuzziol

Luiz Carlos Cuzziol

Trecho do depoimento prestado pelo colaborador premiado e ex-superintendente do Bic Banco em Mato Grosso, Luiz Carlos Cuzziol, revela que o empresário Ulisses Viganó, dono da Cosnop Construções, pagou R$ 400 mil de um empréstimo contraído pela pessoa jurídica Ortolan Assessoria e Negócios Ltda. O pagamento de Viganó teria ocorrido a pedido de representantes do governo de Mato Grosso. Sem justificativa aparente, o empresário atuou como parte de uma triangulação. 

Leia também 
Juiz afirma que não há certeza de novos crimes e mantém Arcanjo no semiaberto

 
A informação foi revelada em processo que Cuzziol é réu junto do ex-secretário de casa Civil de Mato Grosso, Eder Moraes. Os dois são acusados por gestão fraudulenta de instituição financeira. A denúncia é uma continuidade ao trabalho da Operação Ararath.
 
De acordo com a denúncia, as provas colhidas apontam que foram praticadas inúmeras operações ilícitas de empréstimos bancários, totalizando aproximadamente R$ 12 milhões.
 
Os empréstimos eram concedidos à pessoa jurídica Ortolan Assessoria e Negócios Ltda, e tinham como garantia créditos fictícios que a empresa possuía junto ao governo do estado de Mato Grosso, por meio de simulação de prestação de serviços na área de consultoria e assessoria em gestão governamental.
 
Segundo o Ministério Público, durante a Operação Ararath, após diligências na Secretaria de Estado de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz), ficou comprovada a inexistência de contrato ou processo de aquisição com a Ortolan Assessoria e Negócios.
 
Relatório produzido pela Controladoria Geral do Estado (CGE) também apontou que a empresa não estava cadastrada como credora do estado e, portanto, não haveria possibilidade de existir ordem bancária de pagamento em nome da Ortolan.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet