Olhar Jurídico

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Constitucional

2 milhões de hectares

Galli tem reunião com presidente do STF para discutir ação sobre limites entre MT e Pará

Foto: Reprodução

Galli tem reunião com presidente do STF para discutir ação sobre limites entre MT e Pará
Ex-deputado estadual e pré-candidato ao cargo de prefeito de Cuiabá Victorio Galli tem reunião nesta quarta-feira (2) com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli. O objetivo é discutir ação sobre os limites territoriais entre os estados de Mato Grosso e do Pará.

Leia também 
Construtoras, grupo de PCHs e transportadora assumiram débito de R$ 70 milhões, diz delator


A disputa territorial refere-se a uma área de 2 milhões e 200 mil hectares. Conforme agenda da presidência divulgada pela presidência do Supremo Tribunal Federal, também participará da audiência o prefeito de Paranaíta, Tony Rufatto.
 
Em sessão de junho, o Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) começou a julgar Ação Cível Originária, de relatoria do ministro Marco Aurélio. Autor da ação, Mato Grosso afirma que a delimitação das divisas, realizada em 1922, com base em um convênio firmado entre os entes federados em 1900, teria sido feita de forma equivocada, reduzindo seu território.
 
Após a leitura do relatório do ministro Marco Aurélio e a realização das sustentações orais, o julgamento foi suspenso. Da tribuna, falaram o procurador-geral de Mato Grosso, Lucas Dallamico; o procurador-geral do Pará, Ibraim, Rocha; a procuradora do Município de Paranaíta (MT), Ana Paula Sbarbelloto; e o procurador da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Bruno Cardoso.
 
Em sua manifestação, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, se pronunciou pela improcedência da ação. Segundo ela, é mais adequado aos princípios constitucionais da razoabilidade, da segurança jurídica e da economicidade que as divisas em debate sejam delineadas a partir do que foi acordado pelas unidades federadas no convênio firmado em 1900 e no Protocolo de Tratamento de 1981, utilizando-se a prova pericial efetivada pelo Serviço Geográfico do Exército.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet