Olhar Jurídico

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Geral

após entrevista

Gilmar Mendes pede para STF retirar porte de arma e impedir entrada de Janot no tribunal

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Gilmar Mendes pede para STF retirar porte de arma e impedir entrada de Janot no tribunal
Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes pediu nesta sexta-feira (27) a retirada do porte de armas do ex-procurador-geral da República, Rodrigo Janot. O ministro pediu ainda que Janot seja impedido de entrar no tribunal. A informação foi inicialmente divulgada pelo site G1.

Leia também
Gilmar Mendes recomenda tratamento psiquiátrico a Janot após revelação de 'plano' para matá-lo

 
Conforme publicação, os pedidos foram feitos em razão da entrevista na qual o ex-procurador-geral revelou a intenção de matar Gilmar Mendes.
 
Em entrevistas aos jornais "O Estado de S. Paulo" e "Folha de S.Paulo" e à revista "Veja" publicadas nesta quinta (26), Janot revelou que entrou armado no Supremo com a intenção de matar Gilmar Mendes e se suicidar em seguida.
 
O pedido de Gilmar Mendes divulgado pelo G1 foi feito ao ministro Alexandre de Moraes em inquérito que apura ofensas aos ministros da Corte. O documento é sigiloso porque a investigação corre em segredo. Não há previsão de prazo para decisão por parte de Moraes.
 
Após deixar o cargo de procurador-geral, em setembro de 2017, Janot voltou a ser subprocurador-geral da República. Em abril, Janot se aposentou do cargo e passou a advogar. Atualmente, tem escritório e atua na área de compliance.
 
Todos os integrantes do Ministério Público Federal têm direito a porte de armas. De acordo com a lei orgânica do Ministério Público, o procurador aposentado mantém as prerrogativas do procurador em atividade.
 
(Com informações do G1)
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet