Olhar Jurídico

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Civil

Xavante

MPF investiga queimadas no interior de Terra Indígena em Mato Grosso com 219 mil hectares

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

MPF investiga queimadas no interior de Terra Indígena em Mato Grosso com 219 mil hectares
O Ministério Público Federal em Barra do Garças (MPF-MT) instaurou procedimento com o objetivo de apurar as queimadas registradas no interior da Terra Indígena (TI) Areões, da etnia Xavante, situada em Nova Nazaré. O Município está localizado na região nordeste de Mato Grosso, a 796 km de distância da capital Cuiabá.

Leia também 
MPE se manifesta contra concessão de benefícios da colaboração premiada a militares


De acordo com o procurador da República Everton Pereira Aguiar, a instauração do procedimento foi motivada a partir de informações sobre a ocorrência de queimadas de grandes proporções na referida TI, a qual possui um território de 219 mil hectares.

Diante disso, o MPF determinou a requisição de informações à Polícia Federal e ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), bem como de dados detalhados ao Instituto Nacional de Pesquisas Especiais (Inpe).

O MPF, portanto, está no aguardo das informações necessárias para apuração dos fatos e posterior providências a serem realizadas.

Levantamento feito entre janeiro e agosto de 2019 mostra que 60% dos focos de calor em Mato Grosso se concentram em áreas privadas registradas no Cadastro Ambiental Rural (CAR). Desde janeiro, 60% dos focos de calor foram em áreas privadas registradas no Cadastro Ambiental Rural, 16% em Terras Indígenas e 1% em Unidades de Conservação.

(Com informações da assessoria) 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet