Olhar Jurídico

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Criminal

Efeitos de confissões

Auditoria externa para apurar envolvimento de membros do MP nos grampos começa em até um mês

Foto: Reprodução/Ilustração

Auditoria externa para apurar envolvimento de membros do MP nos grampos começa em até um mês
A auditoria externa contrata pelo Ministério Público Estadual (MPMT) para apurar o suposto envolvimento de membros do órgão na Grampolândia Pantaneira deve começar em até um mês. A informação foi repassada pelo procurador-geral de Justiça, José Antônio Borges Pereira, na manhã de segunda-feira (29), em reunião com o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Eduardo Botelho (DEM).

Leia mais:
Stringueta confirma delação de cabo e relato de envolvimento de membros do MP nos grampos

 José Antônio Borges garantiu uma auditoria para investigar os fatos e afirmou que ela depende da contratação de empresa especializada, que deverá demorar de 20 a 30 dias para começar o serviço.
 
“As medidas estão sendo tomadas, seja através do doutor Domingos Sávio, do Naco, seja através da nossa Corregedoria e eu na qualidade de procurador-geral. Vamos fazer aqui uma auditoria externa no nosso guardião, que é o sistema de interceptação telefônica com ordem judicial. Vamos dar os devidos esclarecimentos se houve ou não qualquer tipo de envolvimento aqui dentro do Ministério Público relacionado a isso”, disse o chefe do MP.
 
Botelho destacou a importância do encontro institucional, momento em que conversaram sobre a condução do MPE e suas necessidades para atender a demanda de Mato Grosso. Na semana passada, o procurador-geral participou da reunião do Colégio de Líderes, onde explicou aos deputados sobre a auditoria que será feita para averiguar possíveis irregularidades no sistema de interceptação telefônica.
 
“É uma visita institucional da presidência e da primeira-secretaria. Viemos aqui primeiro discutir as necessidades do Ministério Público, a necessidade de novos promotores, de novas comarcas e também a questão do grampo e da CPI. Então, viemos conversar também sobre isso e ver o que está sendo feito. O procurador-geral nos mostrou todos os procedimentos que estão sendo adotados. Entendemos que está sendo conduzido de forma perfeita. Estamos acreditando plenamente no trabalho do procurador e do coordenador do Naco e que tenham isenção para fazer o trabalho que dê melhor resultado à toda sociedade”, afirmou Botelho.
 
Também participaram da reunião: o primeiro-secretário, deputado Max Russi (PSB); procurador-geral da Assembleia Legislativa, Grhegory Maia; secretário-geral do MPE, Milton Matos; o sub-procurador-geral de Justiça, Deusdete Cruz e o procurador de Justiça, Domingos Sávio.
 
Durante seu interrogatório, o cabo PM Gerson Corrêa Júnior disse que tentou acordo de delação premiada com o Ministério Público do Estado de Mato Grosso. Porém, quando decidiu contar sobre o suposto envolvimento de membros do órgão no caso, não houve acordo. “Meu advogado saiu esculachado do gabinete do promotor Allan Sidney do Ó Souza”.
 
"No meu segundo interrogatório citei membros do MPE e o promotor que havia me elogiado veio com todas as garras me criticar na mídia, dizendo que eu era mentiroso", acrescentou o cabo.
 
Gerson então diz ter procurado o Núcleo de Ações de Competências Originárias (NACO) para firmar acordo.
 
"Por ironia do destino, como um tapa na nossa cara, o procurador [Domingos Sávio], de uma maneira defensiva, parecendo advogado de alguns citados, negou, dizendo que são fatos requentados", pontuou o cabo.
 
Grampos
 
Reportagem do programa Fantástico, da Rede Globo, revelou na noite de 14 de maio de 2017 que a PM em Mato Grosso grampeou de maneira irregular uma lista com dezenas de pessoas que não eram investigadas por nenhum crime.
 
A matéria destacou como vítimas justamemte a deputada estadual Janaína Riva, além do advogado José do Patrocínio e o jornalista José Marcondes Neto, conhecido como Muvuca.
 
O esquema de arapongagem já havia vazado na imprensa local após o início da apuração de Fantástico.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet