Olhar Jurídico

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Civil

agrotóxicos em APA

UFMT tenta comprovar contaminação da água por agrotóxicos em fazenda de Gilmar Mendes

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

UFMT tenta comprovar contaminação da água por agrotóxicos em fazenda de Gilmar Mendes
O Ministério Público (MPE) deseja juntar em ação civil relatório técnico elaborado pelo Núcleo de Estudos Ambientais e Saúde do Trabalhador (NEAST), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), para comprovar uso abusivo de agrotóxico em fazendas do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
 
Leia também
Justiça nomeia perito para verificar uso abusivo de agrotóxico em fazenda de Gilmar Mendes


O órgão ministerial adiantou ao Judiciário que o objetivo é averiguar possível contaminação por agrotóxicos e metais pesados. A propriedade está localizada na Área de Proteção Ambiental (APA) Nascentes do Rio Paraguai.
 
Relatório técnico antigo, elaborado pelo NEAST e divulgado pelo MPE em 2018, detectou contaminação por agrotóxicos na APA Nascentes do Rio Paraguai. Nas amostras de água analisadas foram detectados princípios ativos de substâncias para os quais não há limites de segurança previstos no Brasil, tanto para água potável quanto para água superficial, como o Clomazone, Imidacloprido, Propoxur e Tiametoxam.
 
Atual cenário

 
Além do relatório do NEAST, o juiz André Luciano Costa Gahyva, da Primeira Vara Civil de Diamantino, nomeou perito oficial e estabeleceu prazo de 30 dias para confecção de relatório.

André Luciano também acatou pedido do Ministério Público Estadual (MPE) quanto à produção de prova testemunhal. Contudo, audiência de instrução será marcada somente após a perícia.

O imóvel localizado em Diamantino está em nome de Gilmar Mendes e dois de seus irmãos, Francisco Ferreira Mendes Júnior e Maria Conceição Mendes França. O solo recebe o plantio de soja e milho.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet