Olhar Jurídico

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Geral

NOVE VAGAS

Nova etapa do concurso para juiz do Tribunal de Justiça de MT reúne 474 participantes

Foto: Assessoria

Nova etapa do concurso para juiz do Tribunal de Justiça de MT reúne 474 participantes
A segunda fase do concurso da magistratura do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) reuniu 474 bacharéis em Direito no último final de semana. Além da prova aplicada pela banca de Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Vunesp) na sexta-feira (10), durante o sábado (11) e domingo (12), os concorrentes tiveram que elaborar, respectivamente, uma sentença cível e uma criminal.

Leia mais:
Escola do MP abre inscrições para curso preparatório para concurso público de promotor

A cuiabana Renata Auxiliadora Grelian, atualmente conciliadora da 3ª Vara de Família e Sucessões de Várzea Grande, tenta se tornar juíza há cinco anos e está confiante. “Eu gosto muito da Vunesp, as correções são justas, as questões não pedem nada de extraordinário ou surpreendente, são respostas que estão no Código, temas atuais, que com calma e raciocínio conseguimos responder", analisa.

Tatiana Batista também busca se tornar juíza no mesmo intervalo de tempo e o sonho é alto suficiente para que ela, uma carioca, percorra os dois mil quilômetros que separam Cuiabá do Rio de Janeiro para realizar a prova. Ela resolveu acompanhar o TJMT através das redes sociais, notícias e outros meios, visando entender e “conhecer o pensamento do Tribunal, a jurisprudência, saber como você vai contribuir”.

A etapa que aconteceu neste fim de semana é classificatória e eliminatória simultâneamente. Somente serão corrigidas as sentenças dos candidatos que atingirem a nota de corte na prova discursiva. Já na etapa seguinte vem a inscrição definitiva, que é quando serão apresentados os documentos pré-requisitados para o cargo. A 4ª fase é referente a uma prova oral, enquanto a última etapa é a prova de títulos.

Segundo o edital do concurso do TJMT, nove vagas serão preenchidas, de acordo com a previsão orçamentária. É previsto que todas as etapas sejam realizadas até o final do ano e que os novos juízes sejam nomeados o quanto antes, aponta o presidente do TJMT, desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha.

"Esse concurso está tranquilo, ocorrendo dentro dos conformes. O perfil dos candidatos da 2ª etapa é de quem sabe quais são as normas do edital, chega com antecedência, com material adequado e não temos nenhum problema", pontua o desembargador.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet