Olhar Jurídico

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Eleitoral

​FRAUDE EM SANTINHOS

Presidente do TRE nega seguimento a recurso de Jajah Neves contra cassação

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

Presidente do TRE nega seguimento a recurso de Jajah Neves contra cassação
O desembargador Gilberto Giraldelli, presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) negou seguimento a um recurso especial eleitoral interposto pelos irmãos Ademar Freitas Filho e Jajah Neves, contra a cassação do mandato de Ademar, e condenação de inelegibilidade a Jajah, por fraude nos santinhos utilizados em sua campanha em 2016. O TRE-MT cassou o mandato de Ademar em agosto do ano passado.
 
Leia mais:
TRE-MT mantém cassação de Ademar Jajah por fraude em santinhos
 
O presidente do TRE-MT entendeu que o recurso interposto pelos irmãos “Jajah” não preencheu os requisitos necessários para que fosse encaminhado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e por isso negou o seguimento.
 
Em 22 de agosto de 2018, em Sessão Plenária, Ademar Jajah teve seu mandato cassado, por conta da distribuição de santinhos contendo a foto do deputado Jajah Neves associada ao número de candidatura de seu irmão Ademar, induzindo o eleitor ao erro na disputa que acabou elegendo Adermar Jajah.
 
Os magistrados, além da fraude, também reconheceram abuso de poder político no caso, mas divergiram se houve o uso indevido de veículo de comunicação por parte dos irmãos. A mesma decisão também tornou Jajah Neves inelegível.
 
A condenação veio em decorrência de um recurso interposto pela defesa do suplente de vereador de Várzea Grande Joaquim Antunes (PSDB), patrocinada pelo advogado Lenine Póvoas.
 
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet