Olhar Jurídico

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Criminal

Grampolândia Pantaneira

Juiz autoriza coronel réu por grampos a viajar sem a necessidade de decisão prévia

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Juiz autoriza coronel réu por grampos a viajar sem a necessidade de decisão prévia
O juiz Marcos Faleiros, da Vara Criminal Especializada em Justiça Militar de Cuiabá, autorizou o coronel Ronelson Jorge de Barros a realizar viagens oficiais sem a necessidade de autorização prévia. O réu faz parte da ação que julga a Grampolândia Pantaneira, caso sobre supostas interceptações ilegais praticadas em Mato Grosso.

Leia também
Juiz nega absolvição a Mauro Carvalho em processo da Operação Ararath

 
A decisão é do dia 3 de maio. Ronelson deverá indicar apenas o destino da viagem, as datas e os locais de possível localização.

Em decisão anterior, audiências para novos reinterrogatórios do coronel Zaqueu Barbosa e do cabo Gerson Correa Junior foram marcadas para os dias 16 e 17 de julho. O caso já havia ultrapassado a fase de alegações finais.
 
No processo conhecido como grampolândia pantaneira, são réus os coronéis Zaqueu Barbosa, Evandro Alexandre Ferraz Lesco, Ronelson Jorge de Barros, o tenente-coronel Januário Antônio Batista e o cabo Gerson Luiz Ferreira Corrêa Júnior.
 
Reportagem do programa Fantástico, da Rede Globo, revelou na noite de 14 de maio de 2017 que a Polícia Militar em Mato Grosso grampeou de maneira irregular uma lista com dezenas de pessoas que não eram investigadas por nenhum crime.  
 
A matéria destacou como vítimas a deputada estadual Janaína Riva (MDB), o advogado José do Patrocínio e o jornalista José Marcondes Neto, conhecido como Muvuca. Eles são apenas alguns dos “monitorados”.   
 
O esquema de arapongagem já havia vazado na imprensa local após o início da apuração de Fantástico. 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet