Olhar Jurídico

Segunda-feira, 15 de julho de 2019

Notícias / Geral

Juiz de MT que reduziu em 89% a reincidência contra a mulher concorre ao Prêmio Innovare 2019

Da Redação - José Lucas Salvani

01 Mai 2019 - 14:20

Foto: Assessoria

Juiz de MT que reduziu em 89% a reincidência contra a mulher concorre ao Prêmio Innovare 2019
O juiz da Vara Especializada de Violência Doméstica e Familiar contra Mulher da Comarca de Várzea Grande, Eduardo Calmon, está concorrendo na categoria “juiz” do Prêmio Innovare 2019 por encabeçar o projeto “Bem de Família” que, ao dar assistência psicossocial ao agressor, reduziu em 89% a reincidência de casos. O projeto foi implementado em 2016 e já atendeu mais de 200 agressores.

Leia mais:
Desembargador mantém condenação a motorista que tentou subornar com R$ 500

A edição deste ano do Innovare traz como Prêmio Destaque a prática que tiver como principal objetivo a “Promoção e Defesa dos Direitos Humanos”. Em razão aos resultados positivos, o magistrado possui chances de ganhar na categoria “juiz”, representando Várzea Grande e o estado de Mato Grosso.

"O Bem de Família reflete de forma positiva nos processos de violência doméstica em Várzea Grande, e nos permitiu criar estatísticas para estabelecer políticas judiciais preventivas, para que o ciclo de violência não se repita", afirma o juiz.

Eduardo Calmon buscou dar assistência ao agressor visto que até então só tinha como medida a prisão. Caso exista a possibilidade de soltura do criminoso, ele comparece em juízo e são fixadas condições para sua liberdade, como a participação no projeto “Bem de Família”.

"O agressor era preso, retirado do lar, mas o problema era resolvido apenas temporariamente, pois ao ser solto, o agressor voltava a praticar a violência. Por isso, tratamos à causa da agressão, seja com a desnaturalização da violência ou com outras medidas, como combater o alcoolismo e uso de drogas ilícitas", explica o magistrado.

Atendendo desde 2016 mais de 200 agressores, 53% das agressões são psicológicas, 37% físicas, 6% patrimonial e 4% sexual, sendo que 82% das vítimas são mulheres em condição de esposa ou convivente e 48% dos agressores fazem uso de bebidas alcoólicas e 10% de outras substâncias psicoativas. De todos os casos atendidos, apenas 11% dos agressores tiveram reincidência.

Para tratamento dos agressores, o Judiciário conta com a parceria da Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do CRAS, Centro Universitário UNIVAG, Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Programa Justiça Comunitária, Polícia Militar do Estado de Mato Grosso (Programa Rede Cidadã), Organização Social LIRIOS e com o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC).

10 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Jurídico. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Jurídico poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Fernanda
    07 Mai 2019 às 15:48

    Parabéns mestre pelo fruto do seu trabalho, já és um vencedor, sendo um exemplo de pessoa, de juiz e de professor.

  • General Pompeu
    02 Mai 2019 às 08:22

    Um dos poucos juízes vocacionados que conheço! Técnico, culto e sobretudo sério, decente e honesto...ainda o verei no STJ!

  • Ceres Baracat
    01 Mai 2019 às 23:20

    Parabéns professor!

  • Aparecida
    01 Mai 2019 às 21:04

    Exemplo de juiz

  • Antônio
    01 Mai 2019 às 20:33

    Esse juiz é um ser humano excecional.... professional de extremo saber e de um coração enorme.... gostaria que 20 % do poder judiciário de MT se espelhasse no Dr Eduardo Calmon... concerteza teríamos decisões mais sensatas e por consequência um Estado melhor... parabéns meu irmão, desejo que ganhe esse prêmio..

  • Claudiomiro Donadon
    01 Mai 2019 às 19:12

    Pelo comprometimento e conhecimento desse magistrado é o mínimo que se esperava. Parabéns, Dr. Eduardo.

  • ELIZETE
    01 Mai 2019 às 18:15

    Grande Dr. Eduardo Calmon! O senhor merece todo o respeito e admiração. Seu nome é sinônimo de competência. Meus parabéns!

  • Alex Campos Martins
    01 Mai 2019 às 17:00

    Vai ganhar e óbvio calar a boca de muita gente que conhece carece estatística!

  • Maria
    01 Mai 2019 às 15:43

    Parabéns Dr Eduardo excelente trabalho ??????????

  • Monica
    01 Mai 2019 às 15:06

    Um ser humano que merece todos os louros, pois faz a diferença realmente...

Sitevip Internet