Olhar Jurídico

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Eleitoral

PROBLEMAS EM RELATÓRIOS

​TRE pede que Valtenir se explique sobre gastos irregulares com combustíveis em campanha

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

​TRE pede que Valtenir se explique sobre gastos irregulares com combustíveis em campanha
O juiz Luís Aparecido Bortolussi Júnior, do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), deferiu um pedido da Procuradoria Regional Eleitoral, órgão que exerce as funções eleitorais do Ministério Público Federal (MPF), para que o deputado federal Valtenir Pereira (MDB) se manifeste sobre irregularidades apontadas na prestação de contas de sua campanha nas eleições de 2018. De acordo com o MPF houveram problemas de legibilidade e rasuras em relatórios sobre gastos com combustível.
 
Leia mais:
Valtenir pede que MPF apure vídeo em que aparece recebendo dinheiro de empresário
 
O MPF apontou diversas irregularidades nas despesas com postos de combustíveis, pagas com Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC) durante a campanha de 2018.

Segundo a Procuradoria Regional Eleitoral, os relatórios de abastecimento apresentam “problemas de legibilidade, rasuras, ausência de informações, existência de veículos abastecidos que não foram declarados na prestação, que levam à desaprovação das contas e recolhimento de valores ao Tesouro Nacional”.
 
Porém, antes de pedir a desaprovação, o MPF levou em consideração que não foi dada a oportunidade a Valtenir para que possa se manifestar sobre estes apontamentos. A Procuradoria Regional Eleitoral então pede a intimação do deputado, para dar explicações sobre estas irregularidades, e após sua resposta deve ser feita nova análise técnica.
 
O juiz Luís Aparecido Bortolussi analisou o pedido do Ministério Público Federal e converteu o julgamento em diligência para determinar que Valtenir se manifeste sobre as irregularidades apontadas.
 
“Com efeito, assiste razão o douto Procurador Regional Eleitoral, porquanto, a Unidade Técnica menciona no Parecer Conclusivo apontamentos que se referem a nova irregularidade, que não foi oportunizado ao candidato manifestar-se”, disse o magistrado.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet