Olhar Jurídico

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Eleitoral

Detalhes

Taques e Fávaro pedem à Justiça acesso aos dados da pesquisa Ibope

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Taques e Fávaro pedem à Justiça acesso aos dados da pesquisa Ibope
O governador e candidato à reeleição, Pedro Taques (PSDB), e o ex-vice-governador e candidato ao Senado Federal, Carlos Fávaro (PSD), conseguiram na Justiça Eleitoral acesso aos dados da pesquisa do instituto Ibope em Mato Grosso, divulgada na última sexta-feira (24), pela TV Centro América, filiada à Rede Globo no Estado.

Leia mais:
Pesquisa Ibope: Mendes comemora, Taques cita crise e WF se diz motivado
 
Em seu pedido, Carlos Fávaro pediu “acesso aos dados da pesquisa mencionada visando comprovar a lisura dos trabalhos”. Já a banca de advogados de Pedro Taques foi pelo mesmo caminho, mas sem colocar o trabalho do instituto Ibope em cheque.
 
Os dois pedidos foram deferidos pela Justiça, que permitiu acesso ao sistema interno de controle, podendo verificar e fiscalizar os dados apurados e divulgados na pesquisa, inclusive quanto aos dados de identificação de seus entrevistadores e modelo de questionário aplicado.
 
A pesquisa
 
O empresário Mauro Mendes (DEM) lidera a primeira rodada de pesquisa do instituto Ibope em Mato Grosso, divulgada nesta sexta-feira (24) pela TV Centro América, filiada à Rede Globo no Estado. De acordo com o levantamento, realizado entre os dias 21 e 24 de agosto, o democrata totaliza 32% das intenções de voto.
 
O segundo colocado na disputa é o atual governador Pedro Taques (PSDB), que somou a preferência de 22% do eleitorado consultado. Em terceiro aparece o senador Wellington Fagundes (PR), com 15%.
 
A pesquisa também revelou as intenções de voto de Artur Nogueira (Rede), que soma 2%. Moisés Frans (Psol) totaliza 1%. Brancos e nulos são 17% e 10% declarou que não saber em quem votar.
 
Rejeição
 
Pedro Taques lidera no quesito rejeição, com 45%. Na sequência, todos estão empatados: Mauro Mendes com 18%, Wellington Fagundes 18%, Arthur Nogueira 17% e Moisés Franz 15%.
 
Dados
 
A pesquisa Ibope foi registrada sob o número 04065/2018. A margem de erro é de 3% para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. As entrevistas foram feitas entre os dias 21 e 24 de agosto e 812 eleitores foram ouvidos.
 
Cenário eleitoral
 
Está é a primeira pesquisa Ibope para as eleições de outubro para o Governo do Estado e mostra o cenário eleitoral às vésperas do início da propaganda gratuita de televisão, que se inicia na próxima sexta-feira (31), com dois blocos de programas no início e final da tarde, mais curtas inserções ao longo do dia.
 
O tempo de televisão é dividido proporcionalmente com base na representação de cada partido na Câmara dos Deputados. Com a coligação mais ampla, Wellington Fagundes é o que terá maior tempo de propaganda. Na sequencia, Mauro Mendes terá o segundo melhor tempo, seguido de Pedro Taques.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet