Olhar Jurídico

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Política de Classe

PAGUE A ANUIDADE!

OAB-MT processa 92 profissionais por inadimplência

26 Abr 2018 - 14:34

Da Redação - Paulo Victor Fanaia Teixeira

Foto: Rogério Florentino/OlharDireto

João Batista Beneti

João Batista Beneti

O Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso (OAB-MT) instaurou 92 processos contra profissionais inadimplentes com as anuidades da entidade. A ação foi tomada nesta quarta-feira (25). 

Leia mais:
Advogada entregou chave para PF cumprir buscas em escritório; documentos apreendidos

A falta de pagamento das anuidades da OAB-MT é conduta prevista como infração ética e disciplinar no inciso XXIII do artigo 34 do Estatuto da Advocacia (Lei 8.906/94), cuja sanção é a interdição do exercício profissional em todo território nacional.

De acordo com o presidente do TED, João Batista Beneti, os processos instaurados podem culminar com suspensão do exercício profissional de, no mínimo, 30 dias, perduráveis até a quitação dos débitos.

No fim do ano passado, a tesouraria da OAB-MT emitiu cerca de 800 certidões de inadimplência. Após análise por parte do TED começaram a ser emitidas as notificações para os profissionais em débito com as anuidades.

As notificações foram encaminhadas por correspondência com Aviso de Recebimento (AR) para o endereço cadastrado pelo profissional junto à OAB-MT. Após tentativa de entrega sem sucesso, a notificação se dá por meio de edital.

Após ser notificado, o profissional tem prazo de 15 dias para procurar a tesouraria da OAB-MT e regularizar seus débitos. Os processos instaurados são relativos justamente aos profissionais que, concluída a notificação e encerrado o prazo, não se manifestaram em relação aos seus débitos.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet