Olhar Jurídico

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Notícias | Política de Classe

penduricalho

STF mantém veto a pagamento de auxílio ilegal concedido a juízes de Mato Grosso

O auxílio-transporte era pago aos magistrados que optavam por não utilizar o carro oficial. O valor do auxílio correspondia a 15% dos salários

STF mantém veto a pagamento de auxílio ilegal concedido a juízes de Mato Grosso
Em decisão publicada no dia 13 deste mês, o ministro Edson Fachin do Supremo Tribunal Federal (STF), manteve veto do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) contra o pagamento do auxílio-transporte a juízes do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT). O ministro observou que, como o benefício não é previsto na Lei Orgânica da Magistratura (Loman) e a competência privativa para legislar sobre o tema é da União, o benefício não pode ser pago por meio de lei estadual.

Leia mais:
Selma classifica desagravo como "seletivo" e afirma que advogados estão fazendo "carnaval"


O benefício foi suspenso em 2007 pelo CNJ e correspondia a 15% dos salários dos magistrados. O pagamento era recebido em forma de “verba indenizatória”, sem que o juiz precisasse comprovar os gastos efetuados. O auxílio era pago aos servidores que não optassem pela utilização do carro oficial.

No mandado de segurança impetrado para rever o veto, o Estado de Mato Grosso  argumentou que o pagamento do auxílio foi determinado por lei e que a decisão do CNJ “extrapolou” as competências do conselho.

Em sua decisão, no entanto, o ministro Edson Fachin entendeu que a lei estadual não tem capacidade de determinar o pagamento do auxílio e que a concessão do penduricalho estaria em desacordo com a Constituição Federal, que proíbe esse tipo de benefício.

“Diante da ilegalidade na concessão de vantagem não prevista - auxílio-transporte - e da competência privativa da União para legislar sobre o regime jurídico único da magistratura nacional, não se caracteriza o direito líquido e certo do Impetrante, a justificar a concessão da segurança pleiteada na presente ação mandamental. Ante o exposto, nego seguimento ao pedido”, concluiu o ministro.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet