Olhar Jurídico

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Política de Classe

SORTEADO

Ministro Edson Fachin assume relatoria da Lava Jato no STF

02 Fev 2017 - 11:03

Da Redação - Paulo Victor Fanaia Teixeira

Foto: Reprodução

Edson Fachin

Edson Fachin

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, foi sorteado hoje (02) novo relator da “Operação Lava Jato”. Ele ficará responsável decidir sobre todo e qualquer ato envolvendo andamento das investigações, na Corte. Ele substitui o ministro original Teori Zavascki, que faleceu no dia 19 de janeiro, na queda de um avião em Paraty (RJ). A decisão foi assinada nesta quarta-feira (01) publicada na edição desta quinta (02) do "Diário Oficial da Justiça".

Leia mais:
Ex-procurador Chico Lima vai à PGE explicar pareceres ilegais na gestão Silval Barbosa

 
"Consultados os demais Ministros da Primeira Turma, conforme critério de antiguidade, estes declinaram da transferência, razão pela qual defiro o pedido do Ministro Edson Fachin, nos termos dos arts. 13, inc. X, e 19 do RISTF. Publique-se", consta do despacho de Cármen Lúcia publicada no "Diário Oficial da Justiça".

Edson Fachin foi escolhido por meio de sorteio eletrônico do sistema do Supremo, após a presidente da Corte, ministra Cármen Lúcia, ordenar a redistribuição do inquérito que investiga o senador do Alagoas, Fernando Collor (PTC). 

Seguindo o princípio do juiz natural do caso, todos os demais processos relacionados à Lava Jato passam a ser, consequentemente, de responsabilidade do ministro Fachin. Tramitam hoje na Corte cerca de 40 inquéritos e 100 delações premiadas que aguardam homologação. 
 
Participaram do sorteio os ministros Celso de Mello, Dias Toffolli, Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski.  

* com informações da EBC
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet