Olhar Jurídico

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Criminal

OPERAÇÃO SODOMA 2

Sodoma 2 é "ficção" e não há motivos para prender governador e ex-secretários, diz advogado

11 Ago 2016 - 10:01

Da Redação - Paulo Victor Fanaia Teixeira

Foto: Paulo Victor Fanaia Teixeira / Olhar Direto

Marcos Dantas

Marcos Dantas

A ação penal oriunda da “Operação Sodoma 2” é uma peça de “ficção”. A manifestação é do advogado Marcos Dantas, que representa os interesses do ex-secretário de Fazenda Marcel de Cursi e de Bruno Saldanha, fiscal de contratos da Secretaria de Administração (SAD), ambos réus. Ao deixar a sala de audiências da Sétima Vara Criminal, no Fórum da Capital, na tarde desta quarta-feira (11), o profissional, que assume a função de Roberto Tardelli, que deixou após mais de um ano de serviços a defesa de Cursi, também avaliou a negativa de escolta policial à esposa de seu cliente, vítima de sequestro relâmpago no último mês e descartou, por agora, a possibilidade de tentar afastar a juíza Selma Arruda do processo.

Leia mais:
Em depoimento da Operação Sodoma, empresário diz que pagamento de propina era "de praxe" no governo Silval

“O objetivo [do Ministério Público Estadual], à nosso ver, é mantê-los presos [réus da Sodoma], pois tudo isso deveria se concentrar em um único processo. Eles estão transformando um processo em vários, pois quando se consegue a liberdade em um, eles já prendem em outro. É uma ficção, a nosso ver e estas testemunhas de hoje não tiveram relação alguma com Marcel de Cursi”, pontuou o advogado Marcos Dantas ao final da audiência que ouviu três testemunhas de acusação, dentre eles Julio Minori Tsuji, empresário acusado de pagar milhões em propinas para manter contrato com o estado, e hoje delator premiado. 

O advogado vai além ao criticar esta nova ação penal. “É uma forma de conseguir provas que eles [MPE] não conseguiram até agora, pois não há provas suficientes para manter esse pessoal preso”, diz, referindo-se à Marcel de Cursi, Pedro Nadaf e Silval Barbosa, presos preventivamente no Centro de Custódia de Cuiabá (CCC) deste setembro de 2015.

Bruno Saldanha:

Sobre seu cliente Bruno Saldanha, fiscal de contratos da SAD, acusado de “periodicamente pedir dinheiro” à testemunha Julio Minori Tsuji, à título de propina, o advogado rebate.

“Ele (Minori) faz afirmações e agora precisa comprová-las. Negamos veementemente essa situação e ele tem que comprovar se de fato fez estes repasses. Por isso que eu perguntei também se o Bruno prestou serviços, ele falou que não, mas o Bruno prestou, efetivamente, serviços para ele em alguns momentos, pois ele é especialista na área, ele tem um ‘know how’ único no Estado com relação a previdências e quando pediu ajuda para ele (Julio Minori), e ele realmente pediu, mas não naquele valor, o Bruno passou a devolver antes de ocorrer todos aqueles fatos. Isso a gente vai comprovar nos autos”.

Esposa de Cursi:

Sobre o pedido de escolta a Marnie de Almeida Cláudio, esposa do ex-secretário Marcel de Cursi, por conta do sequestro relâmpago que sofreu, o advogado explica. “Não foi deferido, houve a alegação de que são possíveis conhecidos e amigos da família que cometeram aquela atrocidade, o que a gente acha um absurdo, mas enfim, é o que está nos autos. O secretário negou e não tentamos recorrer, paramos”.

Marnie foi sequestrada e espancada no dia 21 de junho por criminosos que se disfarçaram de policiais civis. Eles exigiam um suposto dinheiro que estaria escondido na casa do casal. A esposa do ex-secretário foi abandonada em uma região de matagal, próximo ao Condomínio Belvedere, em Cuiabá. A polícia ainda não conseguiu encontrar os suspeitos do crime.

Saída de Selma:

Sobre exceções de suspeição contra a magistrada Selma Arruda, recurso recorrente por parte do advogado Roberto Tardelli, Marcos Dantas nega tentar por enquanto. “Só se a gente entender que há necessidade, estamos tomando pé do processo agora, por enquanto achamos que está tranquilo, mas se houver esse entendimento não deixaremos de agir enquanto advogados”, afirma.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet