Olhar Jurídico

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Internacional

Corregedoria Nacional do MP pleiteia assento no Fórum Global sobre Direito, Justiça e Desenvolvimento

12 Jul 2016 - 18:13

Assessoria de Comunicação Social/Conselho Nacional do Ministério Público

Pleitear um assento permanente para a Corregedoria Nacional do Ministério Público no Fórum Global sobre Direito, Justiça e Desenvolvimento. Esse é um dos objetivos da missão a Washington, capital dos Estados Unidos, que fará o corregedor nacional do MP, Cláudio Portela, de 12 a 16 de setembro. O pleito será feito em reunião com o Banco Mundial, que organiza anualmente o fórum internacional. A ideia é já participar da próxima edição do evento, em dezembro.

Além disso, o corregedor nacional participará de reuniões com o Departamento de Justiça Norte-americano, a Procuradoria-Geral do Distrito de Columbia e a Corte de Justiça (equivalente a Ordem dos Advogados do Brasil).

A pauta dessas reuniões será baseada nos seguintes eixos: compliance (conjunto de disciplinas para fazer cumprir as normas legais e regulamentares), gestão e acesso à Justiça. A Corregedoria Nacional está interessada em aprender com a experiência internacional, para evoluir, por exemplo, no trabalho de controle de membros do Ministério Público brasileiro. A ideia é transmitir os conhecimentos, depois, às Corregedorias-Gerais das unidades ministeriais estaduais.

Nas reuniões, Cláudio Portela também apresentará o trabalho que é feito pela Corregedoria Nacional, como a ação de controle disciplinar dos membros do Ministério Público e as inspeções realizadas nas unidades do MP brasileiro.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet