Olhar Jurídico

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Criminal

CÉLULA-MÃE

Defesa de ex-chefe de gabinete de Riva entra com pedido por liberdade no Tribunal de Justiça

Foto: Rogério Florentino Pereira/OD

José Riva e Geraldo Lauro durante audiência

José Riva e Geraldo Lauro durante audiência

A defesa de Geraldo Lauro, o ex-chefe de gabinete e braço direito do ex-deputado José Riva, entrou com pedido de liberdade em habeas corpus na Terceira Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT).

Leia mais:
Riva e mais 23 são denunciados por peculato, falsidade ideológica e coação; pena pode atingir 45 anos

No procedimento jurídico, que foi protocolizado nesta última segunda-feira (04), a defesa de Geraldo alega “constrangimento ilegal” pela prisão preventiva e pede que o réu responda o processo em liberdade. O relator do HC é o desembargador Juvenal Pereira da Silva.

Geraldo foi preso pela Operação Célula Mãe no dia 13 de outubro de 2015. Ele é acusado de gerenciar um esquema que desviava dinheiro do Fundo de Suprimento da Assembleia Legislativa do Estado para o pagamento de despesas pessoais de Riva e a distribuição de um suposto “mensalinho” para aliados políticos do ex-deputado.

Operação Célula Mãe

Após desencadeada a primeira fase da “Operação Metástase” que prendeu mais de 22 pessoas, 2 empresários e 20 servidores da AL, documentos e depoimentos levaram o Gaeco a desencadear uma nova operação, denominada “Célula Mãe”.

Desta vez, a juíza da 7ª Vara Criminal de Cuiabá, Selma Rosane Santos Arruda, decretou a prisão do ex-presidente da Assembleia Legislativa juntamente, junto com outros servidores da ALMT, que eram ligados à gestão: Geraldo Lauro, Maria Helena Ribeiro Caramelo.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet