Olhar Jurídico

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política de Classe

PIONEIRA

Pela primeira vez, procuradora do Estado de Mato Grosso é eleita para o Conselho Federal da OAB

Pela primeira vez, procuradora do Estado de Mato Grosso é eleita para o Conselho Federal da OAB
O resultado da eleição da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso (OAB/MT), realizada na última sexta-feira (27), foi marcante para Gabriela Novis Neves Pereira Lima. Ela foi a primeira procuradora do Estado de Mato Grosso eleita para o Conselho Federal da OAB.

Leia mais:
Roseli Barbosa pede afastamento da juíza Selma Arruda, responsável por sua prisão

“Espero estar à altura do compromisso e dessa responsabilidade, porque as grandes questões da advocacia passam pelo Conselho Federal”, destacou a procuradora.

Gabriela Novis Neves Pereira Lima é cuiabana, formada pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em 1996 e atua como Procuradora do Estado desde 2002.

A OAB é organizada de forma federada e, a cada pleito, os advogados das seccionais de seus estados elegem três conselheiros para representá-los em Brasília, junto ao órgão supremo da entidade.

Para a Associação dos Procuradores de Estado de Mato Grosso (Apromat), a eleição de uma procuradora é motivo de comemoração. A categoria vem fazendo forte defesa da advocacia pública e já conta com o reconhecimento dos poderes Executivo e Legislativo acerca da exclusividade do exercício aos procuradores.
Isso porque é no Conselho Federal da OAB que são traçadas as diretrizes em defesa da advocacia pública.

“Diante do atual cenário institucional, é de suma importância a representatividade de um Procurador do Estado no Conselho Federal da OAB para a defesa do pleno exercício profissional dos advogados públicos, especialmente no que diz respeito às suas prerrogativas”, avaliou Gabriela.

Além de ser uma das poucas mulheres eleitas em 2015 para integrar o conselho, Gabriela é representante da advocacia pública, importante parcela dos operadores de direito que terão sua voz presente na Ordem. A categoria também estará representada no Conselho Estadual pela Defensora Pública Juliana Salvador.

Vale ressaltar que elas são as únicas advogadas públicas eleitas para a entidade de classe. De acordo com a Súmula 1 do Conselho Federal da OAB, o exercício das funções da Advocacia Pública na União, nos Estados, Municípios e Distrito Federal, constitui atividade exclusiva dos advogados públicos efetivos conforme previsto na Constituição da República.

Soma-se à procuradora mato-grossense no Conselho Federal da OAB, o presidente da Associação Nacional dos Procuradores de Estado (Anape), Marcello Terto e Silva, eleito pela seccional de Goiás.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet