Olhar Jurídico

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Política de Classe

Eleições OAB

Quatro nomes são definidos para ocupar o Conselho Federal da OAB na chapa de Pio da Silva

Foto: Reprodução

Quatro nomes são definidos para ocupar o Conselho Federal da OAB na chapa de Pio da Silva
Quatro nomes já foram anunciados para o Conselho Federal da chapa “OAB em Transformação – Oposição de Verdade”, do pré-candidato a presidente a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT), Pio da Silva. Sua candidatura, que será registrada nesta quarta-feira, 28, contará com os advogados Hélio Passadore, Clóvis Carapeba, o procurador João Virgílio do Nascimento e advogada e professora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em Rondonópolis, Elcia Martins Ferreira para a ocupação destes cargos. A distribuição entre titulares e suplentes ainda não foi definida.

Em reunião na terça-feira 27, Pio, Carapeba, Passadore e Nascimento, articularam sobre a disputa para a direção da entidade, que acontecerá no dia 27 de novembro.

Leia mais:
OAB-MT pede a PJC que respeite prerrogativas da advocacia durante operações

No encontro, foram debatidos temas como a democratização na indicação de nomes pela Ordem para desembargador, via o Quinto Constitucional. De acordo com ele, hoje, o seis nomes indicados pela OAB-MT ao Tribunal de Justiça e que depois segue somente três para a escolha do governador, são indicados pelo Conselho da Ordem, composto por 30 advogados.

“Se eleito for, realizaremos eleições diretas para a indicação dos seis nomes pela a OAB, com urnas eletrônicas em todas as 29 subseções. Todos os advogados adimplentes com a entidade terão o direito ao voto”, declarou Pio.
De acordo com o pré-candidato, a partir deste momento será dado inicio a uma extensa agenda de visitas aos escritórios de advocacia em Cuiabá e no interior. Acompanhado por sua vice, a advogada e também professora da UFMT em Rondonópolis, Adelina Neres, e outros membros do movimento, ele falará sobre a importância das propostas que irá defender durante o debate eleitoral.

Na opinião de Passadore, que defende a renovação na entidade, o líder do movimento está preparado para realizar as mudanças que a entidade precisa. “É o único que representa a oposição de verdade a toda essa situação em que chegou a nossa entidade.”

Já para para o procurador do estado João Virgílio, a trajetória do pré-candidato, seu ex-aluno no Centro Universitário de Várzea Grande (Univag), será um dos fatores determinantes em sua administração.

“Acompanho sua desde quando foi presidente do Centro Acadêmico da Univag. Depois disso montou um escritório que hoje se encontra consolidado, com dez advogados. Na eleição passada estive junto com ele em sua maior dor, quando perdeu sua filha e não pôde fazer a campanha. Sei o que é isso, também já perdi um filho. Agora estamos juntos novamente e vamos colocar em prática as mudanças que os profissionais de nosso estado tanto reclamam”, disse o procurador.

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet