Olhar Jurídico

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Cursos e Concursos

MAPA

Justiça pode determinar imediata nomeação de fiscais federais concursados em Mato Grosso

Foto: Reprodução

Justiça pode determinar imediata nomeação de fiscais federais concursados em Mato Grosso
A Justiça Federal em Mato Grosso analisará nos próximos dias o pedido feito pelo Ministério Público Federal para que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) desfaça todos os convênios de sujeição de servidores feitos com 14 prefeituras para a cessão de médicos veterinários nomeando, imediatamente, fiscais federais agropecuários aprovados no concurso realizado em 2014. A ação Civil Pública foi proposta no dia 22 de abril.

Leia mais:
STJ marca data para julgar reclamação contra juíza que pediu prisão de Riva


No certame, foram aprovados 38 candidatos para o cargo de fiscal federal agropecuário, na especialidade médico veterinário, cargo conhecido pela sigla FFA, para as vagas disponíveis em Mato Grosso. Desses 38 candidatos, foram nomeados sete para as vagas inicialmente previstas no edital, restando 31 candidatos aprovados para vagas reservas.

Apesar de haver candidatos aprovados que podem assumir os cargos, o MAPA tem celebrado acordos de cooperação técnica com diversos municípios a fim de que servidores médicos veterinários municipais e profissionais contratados pelos municípios por meio de pregão sejam cedidos e exerçam as funções de fiscalização federal agropecuária, preterindo candidatos aprovados em concurso público.

Na apuração realizada pelo Ministério Público Federal foram identificados convênios com 14 municípios: Alta Floresta, Barra do Bugres, Barra do Garças, Diamantino, Guarantã do Norte, Lucas do Rio Verde, Matupá, Nova Mutum, Paranatinga, Rondonópolis, São José dos Quatro Marcos, Sinop e Sorriso.

Na ação, o MPF argumenta que “o Mapa tem admitido pessoal a título precário para necessidades permanentes do Ministério, deixando de prover cargos efetivos, em grave e inconstitucional preferência por servidores municipais “cedidos””.

Segundo a procuradora da República Bianca Britto de Araujo, o que o MPF contesta neste momento não é a validade ou a possibilidade de a União efetivar esses acordos com as prefeituras para a cessão de profissionais quando houver necessidade de suprir deficiência de mão de obra, mas o surgimento do direito dos aprovados em concurso público à nomeação para as vagas existentes diante da celebração desses acordos.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet