Olhar Jurídico

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Cursos e Concursos

Inscrição para técnicas de investigação vão até 31

A Escola da Magistratura Mato-grossense (Emam) realiza o curso de Técnicas de Investigação com aulas nos dias 16 e 17 de abril. As inscrições estão abertas até o dia 31 de março.

O curso será ministrado pela Escola Nacional da Magistratura (ENM), da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), e coordenado pelo juízes Jamilson Haddah Campos e Maria Aparecida Sarmento Gadelha. A carga horária será de 16 horas/aula.

O objetivo do curso é aprofundar os conhecimentos dos magistrados sobre técnicas de investigação policial e perícias técnico-judiciais criminais. Além disso, visa capacitar sobre o sistema legal e as modalidades operacionais que viabilizam as várias alternativas para enfrentamento e prevenção do crime organizado, crimes financeiros, crimes contra a administração pública e criminalidade transacional.

O palestrante do primeiro dia será o professor doutor Alessandro Gonçalves Barreto, delegado de Polícia do Estado do Piauí. Ele tem especialização em Ciências Criminais pela Universidade Federal do Piauí, graduação em bacharelado em Direito, pela Universidade Regional do Cariri, Crato, Ceará, Brasil. Foi coordenador do Núcleo de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Piauí desde 2004, coordenador do Laboratório de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro, integrante do Grupo de Trabalho formado no Ministério da Justiça para reformulação da Doutrina Nacional de Inteligência de Segurança Pública. O professor foi ainda integrante do Grupo de Trabalho do Ministério da Justiça para Elaboração dos Manuais de Inteligência. Em 2013 teve publicado o livro Inteligência Digital - Foco nas Fontes Abertas como Ferramenta para Produção de Provas e Conhecimentos de Inteligência Policial.

No segundo dia a palestra ficará por conta do professor universitário mestre Públio Lima de Mello. Ele é graduado em Engenharia Elétrica Eletrônica, pela Faculdades Reunidas Nuno Lisboa (FRNL), com mestrado em Engenharia Civil, pela Universidade Federal Fluminense (UFF), pós-graduação em Perícia Criminal, pela Universidade Castelo Branco (UCB), Engenharia Legal e de Avaliações, pela Universidade Federal Fluminense (UFF), e perito oficial criminal (Politec-MT) de 2009 a 2011. Professor e coordenador de diversos cursos de Pós-graduação, incluindo o de Perícia Criminal e o de Medicina Legal, além de possuir Cursos - U.S. Police Instructor Teams - CSI – Crime Scene Investigation e Vehicular Homicide no Lake Technical Center Institute of Public Safety, em Orlando, Florida (EUA)

As inscrições podem ser feitas nos site: www.enm.org.br.

Mais informações no site da Emam: www.emam.org.br
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet