Olhar Jurídico

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Cursos e Concursos

Enfam desenvolve curso para juízes que atuam nas fronteiras do Brasil

O território brasileiro tem mais de 15 mil quilômetros de fronteiras com dez dos outros 12 países que formam a América do Sul. Para os magistrados que atuam nessas localidades, que abrangem 11 estados de três regiões, o fato de estar próximo de outras nações implica uma série de responsabilidades específicas. A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados Ministro Sálvio de Figueiredo (Enfam) está desenvolvendo uma qualificação para auxiliar os magistrados que trabalham nessas áreas a lidar com as complexidades das zonas fronteiriças.

Nesta quinta-feira (22), o juiz auxiliar da Enfam, Ricardo Chimenti, comandou uma vídeo conferência com representantes das escolas judiciais e da magistratura de Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, além da Escola da Magistratura do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), para apresentar o projeto e pedir a indicação de magistrados desses estados para ajudar no desenvolvimento do curso e para atuar como tutores.

Segundo Ricardo Chimenti, são várias as características que tornam peculiar o trabalho de um magistrado de fronteira, como o intenso trânsito internacional de pessoas e o tráfico de drogas. “Temos de aperfeiçoar o trâmite de informações entre os países. Só assim poderemos tornar mais ágil o fluxo de andamento dos processos”, afirmou.

Além dos três estados citados, o curso contará com a participação de magistrados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Paraná, Rondônia e Roraima, e de juízes federais ligados aos Tribunais Regionais Federais da 1ª, 3ª e 4ª Regiões. Também serão convidados para desenvolver a qualificação representantes do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional do Ministério da Justiça (DRCI/MJ) e do Ministério das Relações Exteriores.

A expectativa é que o curso seja realizado no mês de outubro.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet