Olhar Jurídico

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Política de Classe

geral

Servidores do Judiciário Federal fazem protesto por melhores salários

Servidores do Poder Judiciário Federal, em greve desde a última quinta-feira (28), fizeram uma passeata pelas ruas da capital paulista para reivindicar reposição salarial. Concentrados em frente ao prédio do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), na Rua Francisca Miquelina, os manifestantes saíram em caminhada até a sede da 1ª Zona Eleitoral.

A intenção dos organizadores do protesto foi impedir o registro das candidaturas para as eleições deste ano. Neste momento, os trabalhadores estão reunidos em assembleia para decidir os rumos da greve. Hoje é o último dia para que partidos e coligações façam o registro de candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereadores.

“Por isso a greve foi instalada em São Paulo e em todo o país, para forçar os partidos a negociar conosco um projeto que se encontra parado no Congresso Nacional e que repõe parte de nossas perdas”, disse Adilson Rodrigues, coordenador-geral do Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal no Estado de São Paulo (Sintrajud), em entrevista à Agência Brasil.

Procurado pela Agência Brasil, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP) informou que a manifestação não prejudicou o registro das candidaturas, que podia ser feita tanto na sede do TRE quanto na 1ª Zona Eleitoral. Até ontem (4), informou o TRE, seis candidatos à prefeitura de São Paulo haviam registrado suas candidaturas.

Os organizadores estimaram a presença de 200 pessoas na manifestação em frente ao TRE. A Polícia Militar contabilizou a participação de 150 manifestantes. Os servidores estão em greve por prazo indeterminado, de acordo com o dirigente do Sintrajud. A paralisação inicialmente foi anunciada com duranção de 48 horas.

De acordo com Rodrigues, o salário dos servidores do Judiciário Federal, que engloba a Justiça Federal, a Justiça Trabalhista, a Justiça Eleitoral e a Justiça Federal Militar, não é reajustado há seis anos. A última atualização de salários ocorreu em junho de 2006

“Queremos a aprovação deste projeto emergencialmente para repor parte das perdas [salariais] acumuladas. O projeto vai repor parte das perdas. A inflação do período já está ultrapassando 40% e esse projeto vai, no máximo, nos repor 30%. Mas, emergencialmente, já ameniza a perda do poder aquisitivo da categoria”, disse.

Os candidatos inscritos para as eleições de 2012 podem ser pesquisados no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). De acordo com esse serviço, foram registrados 555 candidatos a vereador na cidade de São Paulo. Em todo o estado de São Paulo, foram registrados 225 pedidos de candidaturas para prefeito, 223 para vice-prefeito e 7620 para vereador.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet