Olhar Jurídico

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Artigos

A ABA/MT e ABA/RJ promovem Congresso de Direito das Famílias com o tema: “Planejamento Sucessório”

Autor: Associação Brasileira de Advogados

26 Mar 2021 - 08:00


A ABA Mato Grosso em parceria com a ABA Rio de Janeiro, realizará o I Congresso de Direito das Famílias e Sucessões da ABA/MT e ABA/RJ, cujo tema é “Planejamento Sucessório”, que será transmitido on line, nos dias 8 e 9 de abril de 2021, a partir das 15:30 (horário local).

Será emitido certificado quem fizer inscrição pelo Sympla.

A abertura será feita pelo Dr. Esdras Dantas, Presidente da ABA, Dra Ana Lúcia Ricarte, Diretora da ABA/MT, Dra Cristina Cruz, Diretora da ABA/RJ, Dra Stela Velter, Presidente da Comissão de Direito das Famílias da ABA/MT e Dra Quézia Goulart, Presidente da Comissão de Direito das Famílias da ABA/RJ.

A palestra de abertura será feita pelo Professor Dr. Conrado Paulino, que abordará o tema: “Regimes de bens e suas consequências na sucessão”.

No dia 08, após a palestra de abertura, teremos a Dra Stela Velter, às 16:30, como tema: “Liberdade testamentária na União Estável”; 16:50h: Cristina Cruz, com o tema: “Autocuratela e a proteção planejada”; 17:10h: Lívia Quintieri, tema: “Panejamento Sucessório no Direito Comparado”; 17:30h: Christiane Le Gentil, tema: "Instrumentalização do planejamento sucessório através da doação com cláusula de reversão e reserva de usufruto" OU apenas "Doação com cláusula de reversão e reserva de usufruto"; 17:50h: Adriana Cardoso, tema: “A proteção dos filhos menores no Planejamento Sucessório” e 18:10h: Ricardo Albernaz, com o tema: "Planejamento de previdência privada (PGBL e VGBL) voltado para sucessão".

No dia 09 de abril, abertura às 16:00 horas com as Presidentes das Comissões, Stela Velter e Quézia Goulart e início das Palestras. Às 16:30h: Quezia Goulart - Tema: “Afastamento da legítima pelo pacto antenupcial e contrato de convivência”; 16:50h: Juliane Destri, Tema: “Dilemas de pais e filhos no Planejamento Sucessório”; 17:10h: Débora Alves e Simone Vianna, Tema: "Formas de Testamento"; 17:30: Carla Cezáreo, Tema: “Instrumentos de Planejamento sucessório”; 17:50h: Rissely Rócio, Tema: "O planejamento Sucessório começa com a escolha do regime de bens"; 18:10h: Ana Lúcia Ricarte, Tema: “Herança Digital” e 18:30h - Palestra Patrícia Sanches, Tema: “Os desafios da Proteção de Dados no post mortem”.

Segundo a Dra Stela : “Será um Congresso com uma abordagem das questões mais modernas do direito das famílias no que tange ao Planejamento Sucessório, e está sendo planejado com muito esforço e carinho para que a comunidade jurídica e não jurídica possa obter informações e teses atuais”.

“ A Comissão de Direito de Família da ABA Rio de Janeiro está muito satisfeita com a parceria e a oportunidade de interagir com os colegas de Mato Grosso e poder contextualizar a sua visão jurídica moderna de um tema tão importante quanto planejamento sucessório, ” afirma a Dra Quézia.

A ABA é uma Associação criada em 2002, com mais de quatro mil associados, sede em Brasília e representação em todo País por seus Diretores Regionais, Estaduais e Municipais, bem como representação na Europa, EUA e Austrália.

A ABA tem por finalidade promover a integração dos advogados associados, no Brasil e no exterior, visando a consolidação das boas relações, cooperação e amizade entre os seus membros. Busca, ainda, o desenvolvimento do companheirismo como elemento capaz de proporcionar oportunidades profissionais entre os associados; de servir a comunidade em geral através de projetos sociais; difundir os princípios éticos da advocacia; promover a capacitação profissional dos seus associados.

Em Mato Grosso a representante da ABA como Diretora Estadual é a Dra Ana Lúcia Ricarte

O evento é gratuito, cuja participação proporcionará atualização e criação de novas perspectivas a respeito do tema.

Maiores informações serão compartilhadas nos instagrans da ABA/MT @aba_mt e da Comissão das Famílias @abafamília

E pelo contato cel 65-99288-9826. Dra Stella





 
Sitevip Internet