Olhar Jurídico

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Artigos

Dia do advogado

Uma data especial para homenagear uma profissão extremamente importante, 11 de agosto é o Dia do Advogado.

O artigo 133 da nossa Carta Magna sintetiza com primazia: "O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei".

O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffoli enfatizou com maestria em um de seus discursos a importância da profissão, sendo referida como uma "agente de defesa da cidadania", atuando como intermediária na defesa dos direitos do cidadão em sua relação com o Estado.

"A Constituição de 1988 – uma das mais avançadas e democráticas do mundo contemporâneo – conferiu à advocacia a dignidade constitucional, reconhecendo-lhe como função essencial à Justiça e ao Estado Democrático de Direito. De fato, a função do advogado é das mais nobres, os advogados são os primeiros juízes de todas as causas", frisou o ministro.

Em tempos difíceis e de constante mudanças, a profissão se faz ainda com maior força de ser. Requer constante aprimoramento e uma incansável luta pelas prerrogativas.
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB),  - na qual grifo com orgulho o trabalho exemplar desempenhado por nossa Seccional de Mato Grosso e Subseções - mostra a união da classe e a constante luta pelo fortalecimento da advocacia.

Ser advogado é uma vocação; é um ato de amor e uma busca constante pelo equilíbrio e pela justiça, pelos valores democráticos.

Nossa democracia tem sido trajada pela reafirmação das liberdades, tendo realizado, em grande medida, os ideais constitucionais de construção de uma sociedade livre e plural. A advocacia sempre teve grande participação nessas conquistas, sendo uma classe historicamente combatente e comprometida.

Concluo parafraseando o grande músico e poeta Gonzaguinha: "Toda pessoa é sempre as marcas de outras tantas pessoas. E é tão bonito quando a gente entende que a gente é tanta gente onde quer que a gente vá. É tão bonito quando a gente sente que nunca está sozinho por mais que pense que está. "


Crédito: Pérsio Landim - Advogado, Presidente da 4ª Subseção da OAB - MT, Professor na Faculdade Unicentral, Juiz Substituto TRE/MT, Especialista em Gestão do Agronegócio
Sitevip Internet